O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amarga a pior avaliação desde o início do terceiro mandato, conforme dados da terceira rodada de 2025 da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4/6).
Diz o levantamento feito pela Quaest, em parceria com a empresa do mercado financeiro, Genial Investimentos, que a reprovação do governo chegou a 57%, maior patamar desde janeiro de 2023.
A aprovação, de 40%, por sua vez, atingiu o menor nível na mesma base de comparação e a maioria dos eleitores consideram o atual governo pior do que o anterior.
A pesquisa da Quaest revela que o desempenho do governo está pior do que o esperado para 45% dos entrevistados. E, para 56% deles, o atual mandato está pior do que os anteriores .
Na avaliação de 61% dos entrevistados, o Brasil está na direção errada e apenas 32% consideram que o país está na direção certa. Além disso, para 44% dos eleitores, o atual governo está pior do que o de Jair Bolsonaro (PL) – percentual acima dos 43% registrados em março e o maior desde o início da série.
Sul e Sudeste contra o Nordeste
As regiões Sul e Sudeste são as que apresentaram os maiores percentuais de reprovação do governo, de 62% e 64%, respectivamente. O Nordeste segue sendo a única região que aprova o governo, 54%.