O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece como a opção mais citada para substituir o presidente Lula, caso ele não dispute a reeleição em 2026. Haddad, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, venceria, Jair Bolsonaro e os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Tarcísio de Freitas (SP).
O levantamento divulgado nesta quinta-feira mostra o petista com 42%, contra 35% de Bolsonaro.
A pesquisa também mostra que o ministro também sairia vitorioso nos cenários de segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (44% a 25%), o ex-coach Pablo Marçal (42% a 28%) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (45% a 19%).
A Genial/Quaest realizou 8.598 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.
Lula é favorito
A Pesquisa da Quaest também mostra, às vésperas do fim do segundo ano de mandato, que Lula é favorito para 2026 caso decida disputar a reeleição. Realizada antes da internação do petista nesta semana, a pesquisa mostra que o chefe do Executivo venceria no segundo turno, com folga, Bolsonaro, por 51% contra 35%.
Além do ex-presidente, Lula superaria Tarcísio, em um possível segundo turno, por 52% a 26%. O petista também aparece à frente de Marçal, com 52% contra 27%, e de Caiado, por 54% contra 20%.