18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Pesquisa Poder/Data para 2022: Moro tem o maior índice de rejeição e Lula o menor

60% não votariam no ex-juiz, enquanto o Petista tem 41% de rejeição; Taxa de Bolsonaro é de 50%

A Pesquisa PoderData, realizada entre os dias 12 e 14 de abril em todo o Brasil, com 3.500 entrevistas, indica que Sergio Moro=é o possível candidato à Presidência da República com maior rejeição. O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça aparece com 60%. Ciro Gomes (PDT) está em seguida, com 57%.

O levantamento mostra, ainda, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a menor rejeição, com 41%. O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) tem 50% de rejeição. Um mês antes, registrava 53%.

Disputa

Caso a eleição presidencial fosse hoje, Jair Bolsonaro iria para o 2º turno com Luiz Inácio Lula da Silva. O petista tem 34%, e o atual presidente tem 31%. Como a margem de erro do levantamento é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, há um empate técnico no limite desses percentuais.

Depois de Bolsonaro e Lula, todos os demais candidatos testados têm 6% ou menos. Ciro Gomes (PDT) e Luciano Huck têm 6%. João Amôedo (Novo) aparece com 5% das intenções de voto. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fica com 4%. Sergio Moro (sem partido) tem 3% e Luiz Henrique Mandetta (DEM), 2%.