
O programa Creche Cria é o mais lembrado pelos alagoanos, entre as promessas do governador Paulo Dantas, estabelecidas em seu plano de governo, que foram cumpridas nestes dois primeiros anos de gestão.
É o que mostram dados de pesquisa realizada pelo Ibrape, no período de 15 a 17 de março, ouvindo 2.626 pessoas em 52 municípios alagoanos, de todas as regiões do Estado.
A pesquisa quis saber quais das promessas cumpridas pelo governador são mais lembradas pelos entrevistados, de forma espontânea (sem a citação dos programas
Das pessoas que opinaram, 28,44% citaram as creches Cria – já foram entregues 73, em vários municípios alagoanos – e 17,78% citaram a melhoria de estradas.
Os entrevistados também lembraram que nesses dois anos o governo fez hospitais (15,56% dos que opinaram); construiu e duplicou estradas (7,11%), pavimentou e melhorou calçamento de ruas (6,67%), reformou escolas (5,78%) e construiu Cisp’s (3,11%).
Outro item citado entre as promessas cumpridas foi a isenção de IPVA para motos (2,22% dos que opinaram).
Outras promessas, como o pagamento dos servidores em dia, melhorias na Segurança Pública e o Escola 10 também foram lembrados, constituindo os 13,33% restantes.
O detalhe é que os entrevistados opinaram sobre as promessas cumpridas pelo governador alagoano nesses dois primeiros anos do seu mandato, que termina em 2026, o que torna a questão fundamental para a definição de ações futuras na estratégia do governo.
O Creche Cria é considerado o maior programa de construção de creches da história de Alagoas, e o plano do governo Paulo Dantas é encerrar a gestão, em 2026, com a marca de 200 creches Cria em funcionamento.
Com a mais recente entrega, no último dia 13, no município de Atalaia, já são 73 unidades entregues, contemplando vários municípios alagoanos.
Com isso, o Estado avança para alcançar a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), que é de pelo menos 50% das crianças estarem matriculadas em creches.
As creches Cria possuem um modelo padrão e são entregues totalmente mobiliadas pelo Estado aos municípios, que assumem a responsabilidade de gestão do equipamento.
Enfim, os dados dizem que se trata de uma política de gestão que acolhe e faz a diferença nas vidas das famílias.