29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Pilar: 16 ônibus escolares são interditados por transporte irregular

Eles fazem o transporte escolar para cerca de 6,5 mil alunos da rede pública de ensino, tanto na zona urbana quanto na rural

Projeto Transporte Legal do MPE/AL avaliou qualidade dos veículos em Pilar. Foto: Ascom MPE

Dezesseis ônibus sem inspeção semestral realizada. Parte deles, com problemas nos tacógrafos (aparelho medidor de velocidade) e na iluminação dos veículos foram os problemas encontrados, nesta segunda-feira (20), na cidade do Pilar.

Este foi o resultado de mais um dia do projeto Transporte Legal, inciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), que tem o objetivo de fiscalizar a qualidade dos veículos que fazem o transporte escolar de crianças e adolescentes nos 102 municípios alagoanos.

Pilar foi a sétima cidade escolhida para receber a fiscalização do projeto. Lá, os 16 ônibus e vans que prestam esse tipo de serviço foram vistoriados, uma vez que eles fazem o transporte escolar para cerca de 6,5 mil alunos da rede pública de ensino, tanto na zona urbana quanto na rural.

E na vistoria que ocorreu durante a manhã de segunda, foram inspecionando 13 ônibus e três vans. Os 16 veículos estão impedidos de circular a partir de agora porque precisam passar pela inspeção veicular semestral, uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito.

“Essa inspeção é imprescindível porque vistoria mais de 200 itens de segurança. A expedição do documento significa dizer que o veículo está pronto e seguro para transportar os alunos”. Lucas Carneiro, promotor de justiça.