16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

PM mata cão golden retriever na frente dos tutores: ‘crianças imploraram pra ele não atirar’

Policial, já liberado após depoimento, apontou arma para família, que pedia a Deus para que ele não atirasse – foram três disparos letais no animal

Um policial militar de Minas Gerais matou a tiros um cachorro da raça golden retriever, Guarapari (ES), no último sábado. A execução foi feita diante da família do animal.

O PM de 52 anos afirmou que se defendia de um ataque do animal, que se chamava Churros, tinha três anos e passeava com sua família de tutores (um casal e três filhos, de 12, 9 e 1 ano idade) no momento dos disparos.

Segundo Iasmin Lima, em entrevista ao Uol, Churros estava solto, latiu e pulou em cima do homem. O PM prontamente sacou uma arma de fogo e anunciou para a família que iria matar o cachorro.

“Todos imploraram, mas as crianças foram as que mais pediram pelo amor de Deus pra ele não fazer nada, para não atirar. Porém, ele continuou com a arma apontada na nossa direção, nos intimidando, correndo um grande risco de atirar novamente, tanto que meu primeiro ato foi tirar as crianças dali”.

O policial fugiu sem prestar socorro depois de ter dado os tiros. Churros morreu em uma clínica veterinária, não resistindo aos ferimentos.

“Eu estava com uma bebê de 1 ano no carrinho e andando devagar porque o Churros estava debilitado. Meu marido ficou no local para tentar olhar onde o cara ia”, disse Ismin, explicando que a Polícia Militar foi acionada pela família que encontrou o servidor público e o conduziu para 5ª Delegacia Regional da cidade.

Em depoimento ao delegado de plantão, o PM informou que agiu para se defender do ataque do animal. Em nota, a Polícia Civil informou que o suspeito foi autuado em flagrante por maus-tratos aos animais. Após audiência de custódia, ele foi liberado.

Já a dona do cachorro assinou um termo circunstanciado por não guardar com a devida cautela animal perigoso, e foi liberada após assumir o compromisso de comparecer em juízo.