O governador Paulo Dantas publicou nota em suas redes sociais lamentando o falecimento do ex-secretário da Cultura de Alagoas, Eduardo Bomfim, 73 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (23).
“Militante do PCdoB, ele foi um dos nomes de Alagoas que construíram a Constituição de 88. Será sempre lembrado por sua luta contra a ditadura e em defesa da cultura, onde serviu como secretário de Estado. Meus pêsames a todos”, diz a nota do governador.
Bomfim começou sua carreira como secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na política, atuou como deputado estadual e federal, vereador por Maceió e secretário executivo de Coordenação Política da Presidência da República, além de ter assumido o comando da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no período de 2003 a 2006.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, também expressou profundo pesar pelo falecimento do ex-secretário de Cultura do Estado. “Durante sua passagem pela Secult, Bomfim desenvolveu seu trabalho com muita garra, assim como sempre fez questão de fazer durante toda sua vida. Ele era empenhado em causas sociais e nos direitos humanos. Sua partida deixa um vazio no cenário político alagoano. Bomfim sempre desempenhou suas responsabilidades com grande dedicação, refletindo o compromisso que sempre demonstrou ao longo de sua vida”, lamenta Mellina Freitas.
Repercussão
A Assembleia Legislativa também lamentou o falecimento do ex-deputado estadual:
“Em nome do colegiado, o presidente do Poder Legislativo do Estado de Alagoas, deputado Marcelo Victor, registra, com pesar, o falecimento de Eduardo Bomfim, que exerceu mandato como deputado estadual na legislatura 1983-1987. Eduardo Bomfim foi ainda deputado federal na Assembleia Nacional Constituinte, sendo titular na Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo. Também foi eleito vereador por Maceió por dois mandatos. As mais sinceras condolências aos familiares e amigos”. Nota da ALE.
Mais nomes da política também foram ás redes sociais para lamentar:
Com tristeza que recebo a notícia do falecimento do camarada Eduardo Bomfim, aos 74 anos de idade. Militante histórico, passando pela Ação Popular (AP) e pelo @PCdoB, Bomfim militou no movimento estudantil e foi deputado federal constituinte, deputado estadual em Alagoas,…
— Ronaldo Medeiros (@dep_ronaldom) October 23, 2023
Eduardo Bomfim fez sua história militando em um campo político oposto ao da minha família, mas é importante saber reconhecer o quanto ele foi um defensor do povo alagoano e de seus ideais. Essa luta será sempre lembrada por seus familiares, amigos e admiradores. Descanse em paz.
— Chico Filho (@ChicoHFilho) October 23, 2023
Lamento o falecimento do amigo e ex-deputado constituinte, Eduardo Bomfim. Fui contemporâneo do Bomfim, desde a resistência a ditadura militar, estivemos juntos nos enfrentamentos pela democracia em Alagoas e no País, fundamos a Sociedade Alagoana de Defesa dos Direitos Humanos. pic.twitter.com/zeff9I4Dkc
— Regis Cavalcante (@regiscavalcante) October 23, 2023
Lamento a morte do ex-deputado Eduardo Bomfim, um grande amigo de minha família e que deixa uma grande história e aprendizado aos que ficam. Meus pêsames aos familiares e amigos, e que Deus conforte a todos neste momento de dor. Alagoas perde um grande homem público.
— Alexandre Ayres (@AlexandreAyresc) October 23, 2023
Lamento profundamente o falecimento de Eduardo Bonfim, ícone da resistência contra a ditadura militar e defensor dos direitos humanos em Alagoas. Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos, sei que sua partida deixa um vazio na luta por justiça e liberdade. Descanse em paz.
— Teca Nelma (@TecaNelma) October 23, 2023
Com profunda tristeza, lamento a perda de Eduardo Bonfim. Um alagoano que dedicou sua vida à política e à nossa sociedade. Sua contribuição será lembrada com gratidão. Hoje, Alagoas perde um grande nome, mas sua memória perdurará. Meus sentimentos à família e amigos🙏
— DrWanderley (@Dr_Wanderley) October 23, 2023
Damos adeus a Eduardo Bonfim, grande defensor dos direitos humanos. Companheiro na luta contra a ditadura, que ajudou na construção da nossa constituição como deputado federal constituinte.
— Ronaldo Lessa (@lessaoficial_) October 23, 2023
Morrem cedo aqueles a quem os deuses querem bem. A imagem de F. Pessoa é perfeita para expressar a perda de Eduardo Bonfim. Botafoguense, amigo de resistência, da redemocratização, da Constituinte e outras batalhas. Que descanse em paz e Deus console a família.
LUTO! pic.twitter.com/5SnWXmIpYd
— Renan Calheiros (@renancalheiros) October 23, 2023