26 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Prefeitura de Arapiraca recebeu 10 mil testes rápidos para diagnosticar covid-19

Arapiraca conta 239 casos confirmados de pacientes infectados e setes pessoas chegaram a óbito no município

A Prefeitura de Arapiraca adquiriu 10 mil testes rápidos  para agilizar no diagnóstico de casos de Covid-19 na população.  O lote, entregue ao município neste sábado (23),  foi comprado com  recurso do Governo Federal e destinado ao enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Segundo o boletim mais recente, divulgado neste domingo, Arapiraca conta 239 casos confirmados de pacientes infectados com o novo coronavírus. Setes pessoas chegaram a óbito no município.

Os testes rápidos, que até esta semana, somente eram realizados na Unidade Sentinela, referência no atendimento a casos suspeitos de coronavírus, a partir dos próximos dias, serão utilizados em nova estratégia que está sendo articulada pela Secretaria de Saúde para a descentralização e ampliação da testagem na população.

A medida, de acordo com o prefeito Rogério Teófilo, é mais uma estratégia do Município para  auxiliar à população no diagnóstico da doença.

“A partir da ampliação da oferta de testes rápidos, nós  estamos cuidando ainda mais da população. Com o diagnóstico rápido é possível  realizar um melhor monitorando dos casos e  fazer os devidos encaminhamentos em tempo hábil para o tratamento da doença“. Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca.

Desde o mês de março, a gestão municipal iniciou um trabalho de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Município. E o  secretário de Saúde, Glifson Magalhães, ressalta que, além da compra dos testes rápidos, a prefeitura também está  adquirindo mais equipamentos para garantir a proteção dos profissionais de saúde e da população. Ainda na próxima semana, outras ordens de fornecimento serão entregues.

Unidade Sentinela

Para ampliar as ações de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Rogério Teófilo anunciou, na última quinta-feira (21), a abertura de uma nova Unidade Sentinela para tratar os casos suspeitos e confirmados por Covid-19, que vai funcionar no prédio do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges, próximo ao Centro Administrativo Municipal, a partir da próxima semana.