29 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió adere a movimento nacional na prevenção à Covid-19

Ação usa plataforma digital e starup para reduzir o risco de disseminação do coronavírus no Brasil

Prefeitura de Maceió, através do GGOV, adere ao movimento nacional em combate à covid-19

Todos juntos em combate ao novo Coronavírus. Esta é a ideia que está sendo compartilhada pelas plataformas Colab e Epitrack, que estão lançando juntas um movimento social na luta contra a covid-19.

O Colab, a maior plataforma colaborativa do Brasil, e a Epitrack, startup referência internacional para detecção de pandemias, lançaram o Brasil sem Corona, em que os sistemas de vigilância em saúde dos estados e municípios poderão planejar e antecipar ações por meio da detecção dos riscos em tempo real, possibilitando a priorização de áreas para intervenção.

A ideia do movimento é reduzir o risco de disseminação do vírus nas cidades.

“A Prefeitura de Maceió, junto a outros municípios, aderiu ao Brasil sem Corona. Esta ação da plataforma de engajamento Colab fortalece a relação entre os cidadãos e a gestão pública e mostra-se importante neste momento. Esperamos que os maceioenses respondam ao questionário e nos ajude a planejar próximas ações.”. Arypuanã Neto, Secretário Adjunto de Inovação.

Uma coleta de dados será feita para que os algoritmos de predição de epidemias consigam apontar as áreas com probabilidade de ocorrência dos surtos.

A abordagem é validada cientificamente e já rodou em diversas situações como Copa do Mundo, Olimpíadas, surtos de Influenza nos EUA, Epidemia do Zika no Brasil, dentre outras situações críticas para a gestão.

Projeto tem o objetivo de reduzir os riscos de disseminação do vírus no país

Como participar

Para participar, basta baixar o aplicativo Colab em seu smartphone (disponível para sistemas Android e IOS) e responder ao questionário “Brasil sem corona” que estará disponível logo que o aplicativo abrir. Primeiro, o usuário irá informar se está se sentindo bem ou não.

Se disser que está bem, será questionado sobre se entrou em contato com alguém que apresenta os sintomas da covid-19, o que também poderia indicar certo grau de risco, e se mora com um idoso, para detectar o risco desse grupo.

Se o usuário disser que não está se sentindo bem, irá responder a uma série de perguntas sobre sintomas e se chegou a procurar o sistema de saúde, o que pode ser um indicativo de que seus sintomas são graves. O algoritmo desenvolvido pela Epitrack analisa a combinação das respostas e organiza um mapa de calor com a localização geográfica dos usuários e o nível de risco de estarem infectados pela covid-19.

Parcerias importantes

O projeto Movimento Brasil Sem Corona já tem a cooperação das empresas Amazon Web Services, RenovaBR e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O movimento está no ar e pode ser acessado através do site: www.brasilsemcorona.com.br.