15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió amplia vacinação contra Influenza para público geral

A partir deste sábado (09), maceioenses acima de 6 meses podem receber o imunizante

Prefeitura de Maceió amplia vacinação contra Influenza para público geral
Vacinação contra Influenza foi ampliada para melhorar a adesão dos maceioenses à imunização. Foto: Ascom SMS
A partir deste sábado (9), a Prefeitura de Maceió amplia a vacinação contra Influenza para a população geral. Dessa forma, todas as pessoas acima de seis meses podem receber o imunizante.

A campanha será encerrada nesta sexta-feira (8) para o público-alvo. No entanto, em razão das doses que não foram aplicadas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrirá a vacinação para todos os maceioenses visando melhorar a adesão.

A vacina está sendo administrada, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde do Município, além dos três pontos fixos de vacinação contra a Covid-19, que são o Maceió Shopping (de segunda a sábado, das 9h às 21h), Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 15h às 21h / domingo, 12h às 18h) e Carajás Home Center (de segunda a sábado, das 9h às 16h). Nos três pontos fixos, a vacinação contra Influenza só é liberada para crianças a partir de 5 anos de idade. Crianças menores de 5 anos só podem receber o imunizante nas salas de vacina das unidades de saúde.

Para receber o imunizante, a população deve apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto.

“A ampliação da vacinação contra a Influenza dá a oportunidade de todos os maceioenses garantirem a imunização contra a gripe. Infelizmente, a procura entre o público-alvo foi muito baixa. Mas, estamos ampliando a vacinação para que todas as pessoas procurem uma unidade de saúde e venham realizar essa vacinação. A vacina contra a gripe, ao longo de 2022, irá minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”. Eunice Amorim, gerente de Imunização da Secretaria de Saúde.

Dados da campanha

De acordo com os dados da Gerência de Imunização, as coberturas vacinais alcançadas até o momento, entre o público-alvo, encontram-se baixas: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (31,9%), gestantes (32,6%), idosos (48,3%), trabalhadores da saúde (63,1%), puérperas (20,1%) e professores (29,7%). Isso representa 45,2% da meta de 90% da população imunizada definida pelo Ministério da Saúde.