28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió cancela lançamento do filme Cavalo por causa do coronavírus

Cancelamento é uma medida preventiva e de contenção à propagação do Covid-19

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira, anunciou, neste sábado (14), o cancelamento da exibição do filme Cavalo, que seria realizada na noite de terça-feira (17), no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá.

Mais de 1300 pessoas estavam sendo esperadas para a estreia do filme em Maceió, o qual teve lançamento nacional em 1º de fevereiro desse ano, na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Os ingressos foram distribuídos gratuitamente, no decorrer da semana passada pela FMAC, em parceira com o Centro Cultural Arte Pajuçara.

Cavalo

O longa-metragem alagoano “Cavalo” é dirigido e roteirizado por Raphael Barbosa (O Que Lembro, Tenho) e Werner Salles Bagetti (Exu – Além do Bem e do Mal, Imagem Peninsular de Lêdo Ivo). O filme é o primeiro longa realizado no Estado com incentivo público.

Contemplado no Prêmio Guilherme Rogato em 2015, projeto da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) que repartiu R$ 900 mil entre o setor do audiovisual, “Cavalo” utiliza uma linguagem híbrida, que se aproxima e se afasta, em sua dinâmica singular, do documentário, da ficção e do experimentalismo

“O filme não tem uma narrativa clássica. Seguimos o caminho do cinema de poesia, mas sempre com uma vontade de se conectar com o público por meio da sensibilidade”. Raphael Barbosa, diretor e roteirista do filme.

Nas religiões de matriz africana, um “cavalo” é um médium capaz de incorporar entidades, e este tema, no longa, é explorado a partir do corpo, o signo mais proeminente no filme, dos jovens dançarinos imersos num processo criativo e na busca de suas próprias ancestralidades, mote que guia toda a narrativa.

Os ingressos, que são gratuitos, poderão ser retirados a partir desta segunda-feira (09), na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural, na Avenida da Paz, Jaraguá, n. 900, das 9h às 14h e no Centro Cultural Arte Pajuçara, das 15h às 20h.