11 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió decreta situação de emergência em pontos de erosão na orla marítima

Destes, oito são considerados urgentes e receberão a aplicação da nova tecnologia para contenção do processo erosivo

Prefeitura decreta situação de emergência em pontos de erosão na orla marítima
Trecho da orla de Ponta Verde. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Diário Oficial do Município (DOM) trouxe na edição desta sexta-feira (15) a publicação do decreto de situação emergencial nos 11 pontos de erosão na costa marítima de Maceió, que vão de Cruz das Almas ao Pontal da Barra.A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) trabalham nos processos de autorização ambiental para que as obras emergenciais de contenção do avanço do mar possam ser iniciadas.

Com a liberação ambiental, a Seminfra colocará em prática a aplicação dos “big bags”, que são grandes sacos preenchidos com areia da praia, implantados um sobre o outro, funcionando como escudo para proteger a área costeira da capital alagoana.

Trecho de erosão no Pontal da Barra. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Trecho de erosão no Pontal da Barra. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Um estudo técnico identificou 11 pontos de erosões emergenciais entre o Pontal da Barra e Cruz das Almas. Destes, oito são considerados urgentes e receberão a aplicação da nova tecnologia para contenção do processo erosivo.

Atualmente, o município mantém em execução a técnica denominada ‘sandbag’. O material funciona como dissipador de energia enterrado na praia para proteger a área deteriorada pela força das ondas.