O Prefeito de Maceió, JHC, inaugurou nesta terça-feira (6), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bebedouro. A Unidade fica localizada na ladeira de acesso à Chã de Bebedouro, nas proximidades do Caps Sadi Carvalho e funcionará com atendimento de demanda espontânea, disponibilizando atendimento médico e serviços para a população do bairro de Bebedouro e adjacências.
“Estamos aqui prestando contas mais uma vez da nossa gestão com a entrega de uma unidade de saúde de alto padrão, do jeito que nossa população merece. A região foi muito vitimizada pelo afundamento do solo e essa área estava desassistida, mas a mudança em Maceió já está acontecendo. A saúde vem funcionando de forma brilhante e esse é o legado que vamos deixar para a nossa capital”, destaca o Prefeito JHC.
Além de serviços de enfermagem – sala de vacina, curativos, triagem, citologia – a unidade disponibilizará à população atendimentos nas seguintes especialidades: clínica médica, ginecologia, pediatria, urologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia.
Entrega importante para os usuários do SUS
A Secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, comemora a entrega da UBS Bebedouro.
“É uma alegria poder estar aqui realizando essa entrega e fazendo a diferença na vida da população. Essa foi uma luta da gestão JHC, da Saúde e de todos os servidores e sem eles não chegaríamos até aqui. É uma alegria poder fazer parte desse momento, da entrega de mais esse equipamento de saúde que só melhora a assistência prestada à nossa população”, pontua.
Já a secretária-adjunta de gestão em Saúde, Roberta Borges, destaca que o novo equipamento de saúde, moderno, climatizado e confortável é o resultado de uma gestão que preconiza estar mais próximo e oferecer o melhor aos usuários do SUS.
“Aqui vamos receber em média 100 pessoas por dia, 30 mil pacientes com consultas com ginecologista obstetra prestando assistência a mulheres e gestantes, urologia com um atendimento especial para os homens da região, além de diversas outras especialidades, serviços de enfermagem e tudo o que a população precisa”, explica.
De acordo com a coordenadora do 4º Distrito Sanitário, Ana Lúcia Gomes, a unidade chega para suprir a carência por assistência em saúde das famílias que permaneceram naquela região – esvaziada pelo fenômeno geológico do afundamento.
“A grande maioria desses usuários são pessoas idosas, afetadas por comorbidades, dificuldades de locomoção para que não seja mais necessários se deslocarem para a unidade do Petrópolis, para ter acesso ao atendimento em saúde”, informa
Aprovação dos usuários
Isadora Cristina é moradora da Chã do Bebedouro e foi uma das primeiras usuárias a chegar na unidade e aprovou a nova estrutura.
“Sempre que eu precisava de um atendimento médico ia até o Santa Amélia ou Chã da Jaqueira. Nem sempre conseguia ir, era difícil o transporte, tinha que acordar muito cedo pra conseguir chegar e ser atendida. E com essa unidade pertinho de casa facilitou muito a vida da população. Parabéns ao Prefeito, ficou muito bom”, enfatiza.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Neto, a inauguração tem um significado especial.
“Essa população já sofreu muito com as questões de afundamento do solo e é preciso um olhar carinhoso da gestão para essas pessoas e essa entrega de hoje representa isso. A dedicação e a sensibilidade do Prefeito JHC e de toda equipe que busca dar conforto e qualidade aos atendimentos prestados aos usuários do SUS”, ressalta.