18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura vacina neste sábado pessoas com comorbidades a partir dos 25 anos

Profissionais de saúde com 18 anos de idade também já podem se vacinar

Vacinação para pessoas com comorbidades avança em Maceió

A Prefeitura de Maceió deu início neste sábado, 8, a vacinação das pessoas de 25 com comorbidades, que são as enfermidades que podem contribuir para o agravamento da Covid-19 e também levar o indivíduo ao óbito. Também já podem se vacinar os profissionais de saúde com 18 anos de idade.

Os casos mais comuns de comorbidades são Diabetes Mellitus, Doenças Cardiovasculares, Hipertensão Arterial (dos tipos resistente, em estágio 3 ou nos estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), Doenças Cerebrovasculares (a exemplo de AVC isquêmico e hemorrágico), Pneumopatias Crônicas Graves (como a asma grave, com uso recorrente de corticóides ou internações) e Pessoas Vivendo com HIV.

Os portadores de Doença Renal Crônica e de Síndrome de Down – que representam um universo restrito de pacientes, de pouco mais de 5.200 pessoas – foram os primeiros a serem imunizados quando a vacinação das comorbidades foi iniciada, em 17 de abril. Além destes, pacientes com Obesidade Mórbida (IMC≥40), oncológicos e transplantados também estão sendo contemplados nessa fase da vacinação.

Documentação necessária para vacinação

Para ser imunizada, a pessoa com comorbidade precisa apresentar documento com foto e CPF, além de um dos documentos a seguir com cópia que fica retida no local de vacinação:

– Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização;
– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;
– Relatório médico;
– Ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).