Um novo modelo de ciclofaixa, que ligará a Orla Marítima com o Centro de Maceió, está sendo implantado pela Prefeitura da capital alagoana. A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) iniciou uma a pintura – sinalização horizontal – desse projeto de mão dupla que será executado na Avenida Deputado José Lages, no bairro da Ponta Verde. A previsão é que os serviços sejam concluídos no mês de maio. Segundo o coordenador de projetos de transportes da SMTT, Leônidas Calheiros, esse é um trabalho inédito na capital.
“Teremos um trecho em que os ciclistas vão pedalar entre o estacionamento e a faixa de veículos. A ciclofaixa será dividida em dois sentidos, sendo um em direção à orla, e outro no sentido contrário. É um modelo experimental e nós veremos, no decorrer da implantação, se ele se adapta à cidade”, explicou.
Bicicletada aprova iniciativa
É mais um reforço de educação aos condutores automotivos. E os representantes do Movimento Bicicletada de Maceió aprovaram o modelo proposto pela Prefeitura. Integrantes do grupo Bicicletada, Alexandre Casado e Daniel Moura, conheceram o projeto através de Leônidas, na sede da SMTT. Para eles, é importante haja infraestrutura, de modo que possa reforçar, para aos motoristas, à presença do ciclista na via.
Os próximos projetos são a implantação de ciclofaixas na Rua Capitão Marinho Falcão e na Avenida Comendador Leão, ambas no bairro do Poço. A estimativa da SMTT é que a implantação da nova ciclofaixa também ajude a ordenar o trânsito na Avenida Deputado José Lages, demarcando o espaço de estacionamento ao longo da via.
Durante a implantação, equipes da Educação de Trânsito do órgão farão ações educativas de orientação aos ciclistas e demais condutores.
Só espero que não seja igual o da prefeitura de São Paulo. Lembrando aos idealizadores que estamos no Brasil e não na Holanda .ok