9 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Esportes

Presidente da Alerj quer mudar o nome do Maracanã para homenagear Pelé

Em Alagoas, o Estádio Rei Pelé foi inaugurado em 1970 e já recebeu propostas para ser alterado para ‘Rainha Marta’

Inaugurado em 25 de outubro de 1970, o Estádio Rei Pelé, localizado na cidade de Maceió, pode deixar de ser o único estádio de futebol no Brasil a homenagear em nome o rei do Futebol.

Isso se for levado em diante o desejo o deputado André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que quer mudar simplesmente o nome do Maracanã para ‘Edson Arantes do Nascimento’, nome de batismo de Pelé.

A intenção de Ceciliano é homenagear o maior atleta do século e dar seu nome ao estádio que Pelé marcou o milésimo gol no Maracanã, em 1969 contra o Vasco.

Segundo o jornalista Ancelmo Gois, no site do jornal O Globo, o presidente da Alerj, André Ceciliano, deve apresentar nesta quarta-feira (3) o projeto para que o Maracanã passe a homenagear Pelé.

Claro, o Maracanã hoje homenageia o jornalista Mario Filho (1908-1966), mas o estádio da final das Copas do Mundo de 1950 e 2014 passaria a ser chamado de Pelé. Uma ideia que o presidente da Alerj quer ver se cola.

Rainha Marta

Diante da pouca identificação do Rei Pelé, popularmente conhecido como Trapichão (ele está localizado no bairro Trapiche da Barra), o palco dos alagoanos CRB e CSA também já teve seu nome visado na Assembleia local.

Em 2019, o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, aprovou o projeto de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que altera o nome do estádio Rei Pelé, situado no bairro do Trapiche, em Maceió, para Estádio Rainha Marta.

A matéria foi votada em segunda votação, porém, uma emenda apresentada pelo deputado Sílvio Camelo (PV), que transforma o nome do estádio em “Rei Pelé e Rainha Marta” foi adiada, devido a solicitação de Antonio Albuquerque.

Inaugurado com uma vitória de 5 a 0 do Santos contra a Seleção de Alagoas, o Rei Pelé teve um público pagante de 40.215 pessoas e o total de 42.326 espectadores em sua estreia. Atualmente o estádio tem capacidade para 20.800 pessoas.