
Um diagnóstico apresentado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), nesta terça-feira (19), pelo presidente da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica (Aprel), Wilson Ciríaco, constatou que da forma que estamos utilizando a energia elétrica, corremos o risco de um apagão até 2016.
As informações transmitidas por Wilson, vieram do Ministério de Minas e Energia, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional Energia Elétrica (ANEEL), mostrando um panorama sobre a capacidade de energia instalada no País.
Para o palestrante, o objetivo da apresentação sobre o “Cenário Energético Brasileiro” é conscientizar a população. “Precisamos conscientizar as pessoas como estamos consumindo a energia elétrica. Os dados mostram o consumo está no limite e temos a probabilidade de sofrer um apagão ao longo deste ano, até meados de 2016. ”, falou Ciríaco.
De acordo com o engenheiro eletricista, se os números do Ministério de Minas e Energia forem analisados neste momento e levando em conta a projeção dos reservatórios, a probabilidade de apagão é de 40%.
“O governo não mostra essa realidade, é totalmente equivocada a posição da administração federal. Nós que somos técnicos analisamos que o sistema está no limite”, criticou o presidente da Aprel.
A intenção de Ciríaco é que o presidente Fernando Dacal leve esse assunto para o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) venha discutir. O Crea aguarda o pedido ser documentado para levar o debate até Brasília.