20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Vídeos

Presidente da Caixa “descobriu” que existem pessoas morando em lixões no Brasil

Pedro Guimarães preside a instituição federal responsável pelos programas de habitação, além da distribuição do auxílio emergencial

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou nesta quinta (3), em evento no Palácio do Planalto, em Brasília, que “descobriu” recentemente que existem pessoas que moram em lixões.

O discurso foi feito em solenidade organizada pelo Governo em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que teve a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Há três semanas nós visitamos alguns lixões. E o que a gente viu é algo que eu nunca tinha pensado que existisse. Pessoas morando nos lixões, e vivendo no chorume”. Pedro Guimarães, presidente da Caixa.

Agora que abriu os olhos, Guimarães prometeu já na próxima semana o primeiro edital de financiamento aos lixões. Segundo ele, a intenção do governo é terminar novas obras e “ir atrás da ajuda daqueles que precisam”.

Pedro Guimarães, presidente da agência responsável por programas de habitação (Casa Verde Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida) e pela logística do auxílio emergencial, é o mesmo que criticou home-office no infame vídeo da reunião ministerial.

“Tá todo mundo em home office. Que porcaria é essa?”. Sua indignação à época era porque entre os 30 mil funcionários da caixa, apenas dois foram contaminados pela covid-19, até aquele mês de abril.

O problema é que ele não descobriu ainda que o distanciamento social era exatamente pra manter os números baixos. E, sem surpresa, os bancários são um grupo dos mais afetados pela Covid no Brasil.