20 de março de 2025Informação, independência e credibilidade
Justiça

Presidente do Senado comemora a decisão de Flávio Dino de liberar as emendas parlamentares

Segundo ele, o diálogo sempre foi o caminho para fortalecer a democracia e garantir o entendimento entre as instituições.

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comemorou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, de liberar as emendas parlamentares, após a apresentação do plano de trabalho, elaborado em conjunto pelo Legislativo, Executivo e o Judiciário. O plano estabelece transparência total sobre o recursos.

Alcolumbre destacou a decisão como o resultado de diálogos institucionais entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que considerou importantes para o futuro do Brasil.

Segundo ele, o plano de trabalho elaborado será submetido à análise do plenário do STF em sessão virtual prevista para ocorrer entre os dias 14 e 21 de março. A implementação das medidas será monitorada pela Corte, devendo os demais poderes apresentarem suas prestações de contas ao final de maio.

“O diálogo sempre foi o caminho para fortalecer a democracia e garantir o entendimento entre as instituições”, disse o presidente do Senado.

A tese diálogo entre os três poderes para solucionar os problemas brasileiros foi utilizada pelo líder do Senado, logo quando assumiu seu terceiro mandato como presidente do Congresso Nacional.