21 de novembro de 2020Informação, independência e credibilidade
Blog

Prevenção e posvenção do suicídio – o que você tem a ver com isso?

Tema está na pauta da Live desta quarta-feira (16), no blog Por Elas, no instagram do Eassimnet

Live - Prevenção e posvenção suicídio
Hoje é dia de Live no instagram do @Eassimnet

O número cada vez mais alarmante de pessoas que atentam contra a própria vida tem assustado e abalado a estrutura de inúmeras famílias no Brasil e em todo o mundo. Falar sobre isso requer os devidos cuidados, o que, para muitos, acaba transformando o assunto em tabu. Mas é necessário discutir o tema, não só pela ótica da prevenção, mas também da posvenção, focando o drama na perspectiva dos familiares que perdem um ente querido nesse duelo tão íntimo e silencioso entre a vida e a morte.

O suicídio é a principal causa de morte não natural no mundo – mata mais que homicídios e acidentes de trânsito. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de um milhão de mortes por suicídio acontecem por ano, e a projeção é de que neste ano de 2020, a taxa possa chegar um milhão e meio.

É preciso prevenir. É preciso entender as mensagens que se escondem por trás de um comportamento suicida para evitar esse fenômeno complexo e extremamente cruel, que não escolhe vítimas por idade, gênero ou classe social. De repente acontece, sem que percebamos os sintomas. É preciso saber observar; saber a hora de pedir ajuda; de buscar orientação profissional nesse processo preventivo.

Mas, e se a prevenção do suicídio falhar? Parece que tudo acabou! Restou a dor, o inconformismo, e não se fala mais nisso. Porém, por mais que seja dolorido, não é essa a hora de parar de falar no assunto. É preciso persistir com a posvenção – uma palavra ainda tão pouco difundida, que nem se encontra no dicionário – mas que define uma providência já considerada, psicologicamente,  tão importante quanto a prevenção, porque consiste em oferecer apoio psicológico e social à família e pessoas próximas a quem cometeu suicídio; em tratar as sequelas que insistem na dor, nos por quês, no sentimento de culpa que às vezes levam à repetição da tragédia.

Pensando nisso, o blog Por Elas convidou a médica Tainá Carvalho, residente em Psiquiatria na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para a live do feriado desta quarta-feira (16), das 20 às 21 horas, com o tema “Prevenção e posvenção de suicídio: o que você tem a ver com isso?”

Tudo, né? Essa discussão pode ajudar a salvar vidas. Participe! É só acessar o perfil @eassimnet.

 

#setembroamarelo, #prevençãoeposvençãosuicídio, #precisamosfalarsobresuicídio #lutepelavida #naodesistadavida #procureajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.