24 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Primeiro dia do Mutirão de Cirurgias atrai centenas ao Clima Bom

Ação, que acontece até sábado, realiza consultas médicas, exames e agendamento de cirurgias de mioma, hérnias e pedra na vesícula

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta quinta-feira (16), a terceira etapa do programa Mutirão de Cirurgias no bairro Clima Bom, na parte alta de Maceió.

A iniciativa busca diminuir as filas de espera para procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, histerectomia (para casos de mioma) e colocistecmomia (pedra na vesícula).

Durante o mutirão, que se estende até sábado (18), foi construída uma estrutura, denominada “Cidade da Saúde”, para assegurar aos pacientes conforto e segurança. O local tem capacidade para realizar exames de sangue, ultrassom e raios-X, além de consulta com um médico, para que as pessoas já saiam do local com a cirurgia devidamente agendada.

A estrutura para atender à população conta com uma equipe de 75 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio administrativo.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o programa vem atendendo, de forma célere, à população que necessita dos procedimentos cirúrgicos.

“Temos a expectativa de 350 agendamentos por dia durante o período em que o mutirão estará no bairro do Clima Bom. O programa tem promovido atendimento célere, além de assegurar comodidade tanto na marcação quanto na realização de cirurgias para as retiradas de mioma, pedra na vesícula e hérnia”. Alexandre Ayres, titular da Saúde Alagoas.

Desde a primeira etapa de triagens, iniciada no último dia 5 de dezembro, 235 cirurgias já foram realizadas. Uma nova edição do programa da Saúde Alagoas está agendada para os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro.