12 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Prova do INSS vira caso de polícia depois de cancelamento

Portões fechados antes do horário, localização das salas com nomes ausentes e nem mesmo as provas chegaram em Guarulhos

Ontem (27) foram aplicadas as provas objetivas do concurso público do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com organização do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e ofertas de mil vagas de nível médio.

E tudo aconteceu muito longe do ideal. Virou até caso de polícia.

De acordo com a banca, as provas foram aplicadas em 1.592 locais, distribuídos em 116 cidades. No entanto, a aplicação das provas para candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, foi inviabilizada por intercorrências no local.

Candidatos na cidade da Grande São Paulo afirmaram que a prova foi cancelada após desorganização e três horas e meia de atraso. Em nota, o INSS afirmou que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via edital, para realizarem suas provas em breve.

Candidatos estavam divididos para entrar em horários distintos, mas em alguns desses horários os portões ainda estavam fechados. Qando a entrada foi liberada, houve confusão por causa de nomes errados fixados nas portas das salas. Algumas pessoas que estavam confirmadas não tinham salas disponíveis para a realização do exame.

A Polícia Militar chegou a ser acionada por volta das 16h45 porque as pessoas estariam trancadas sem poder deixar o local. A corporação informou pelo telefone que a ocorrência foi encerrada às 17h15, pois os candidatos já haviam sido liberadas. Nas redes socias, vários candidatos publicaram relatos e vídeos de salas lotadas e aglomeração.

Confira a nota do Cebraspe, que considerou o que aconteceu como um “caso isolado”:

“O Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS.

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve.

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos.”

O INSS também afirmou, por meio de comunicado, que “concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social, aplicado pela Cebraspe, ocorreu com sucesso neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. O INSS lamenta, contudo, o ocorrido no polo Guarulhos/SP, onde a aplicação da prova não ocorreu conforme o previsto. O Instituto esclarece que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via Edital, para realizarem suas provas em breve. Para os demais candidatos que já realizaram a prova neste domingo (27), ficam mantidas as demais etapas do concurso.”