20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Provas do ciclo de concursos serão realizadas em dias diferentes, afirma Seplag

Concurseiros poderão participar de mais de um certame; previsão é de que os editais sejam divulgados pela Seplag entre abril e junho

Intuito é possibilitar que os concurseiros tenham mais chances de entrar para o funcionalismo alagoano. Foto: Márcio Ferreira

Quem tem interesse em participar de mais de um certame do ciclo de concursos desenvolvido pelo Governo de Alagoas em 2021 já pode começar a se preparar porque, de acordo com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), as provas do processo seletivo devem ser realizadas em dias diferentes.

A ideia é justamente possibilitar que os concurseiros tenham mais chances de entrar para o funcionalismo alagoano.

Realizados por meio do Núcleo de Concursos da Seplag, os certames vão ofertar mais de 6 mil vagas para diversas áreas do Estado. Com o intuito de ampliar a oportunidade a quem vem estudando, a Secretaria do Planejamento tem trabalhado para que o cronograma das provas se estabeleça de forma que os concurseiros possam se organizar para aproveitar a possibilidade de tentar o ingresso em mais de uma área de atuação.

“Estamos focados em montar um cronograma que esteja de acordo com a demanda da população e que dê o máximo de oportunidades a quem quer ingressar no serviço público. Esse processo de organização não é uma tarefa fácil, mas estamos trabalhando para que os nossos concurseiros possam se preparar e fazer as provas com tranquilidade”. Fabrício Marques Santos, secretário titular da Seplag.

E quem pretende fazer as provas já pode ir aprofundando os estudos para alguns dos certames que foram autorizados nesse ciclo, são eles: os das polícias Civil (PC) e Militar (PM), da Perícia Oficial (POAL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris).

A expectativa, segundo o secretário Fabrício Marques, é que os editais dos concursos anunciados sejam divulgados entre abril e junho de 2021, com convocações previstas para o fim do ano e começo de 2022.

“Com esse ciclo novo de certames, estamos preparando Alagoas para uma nova fase no que diz respeito à prestação de serviço público. Nossa meta é manter o processo dos concursos transparentes e sólidos e trazer, por meio deles, os melhores quadros de servidores pro nosso Estado”. Fabrício Marques.