19 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Queiroga culpa estados por vacinação em adolescentes de forma ‘intempestiva’

Para o ministro, estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa para menores de idade

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga..

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta (16) que a aplicação da vacina contra covid-19 em adolescentes foi feita de maneira “intempestiva” e criticou estados por não seguirem as orientações federais.

“Estados e municípios iniciaram essa vacina antes, até no mês de agosto, vacina que era para começar ontem. Como conseguimos coordenar a campanha dessa forma”? Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

Para o ministro, estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa para menores de idade. Quase 3,5 milhões de adolescentes já receberam o imunizante. “Três milhões e meio que receberam a vacina de forma intempestiva”, classificou.

De acordo com um gráfico exibido durante a apresentação, foram aplicadas mais de 26 mil doses de vacinas que não foram autorizadas para adolescentes. Também foram registrados nove casos de jovens que tomaram três doses da vacina, que estão sendo investigados pela pasta.

A vacinação foi interrompida para investigação de eventos adversos, e que não será retomada até que haja evidências científicas “sólidas”.

Foram registrados cerca de 1.500 episódios dentre esses 3,5 milhões de adolescentes vacinados. Desses, a maioria é leve, mas Medeiros citou a morte de uma adolescente paulista como motivo de monitoramento. O caso está sendo investigado e ainda não foi comprovada relação com a vacina.

Suspensão

Ontem à noite, a pasta suspendeu a vacinação para adolescentes sem comorbidades. Alguns estados já estavam aplicando o imunizante nessa população, enquanto outros previam começar hoje. O governador Renan Filho, inclusive, determinou a suspensão imediata da vacinação desta faixa etária em Alagoas.