29 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog da Graça Carvalho

Quem vai, afinal, assumir o comando do TCE Alagoas, a partir de 2019?

Sessão especial para votação secreta acontece neste quinta-feira (27)

Confirmada para esta quinta-feira (27), às 10 horas, a  sessão especial convocada pela presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, conselheira Rosa Albuquerque, para a eleição que vai definir quem fica no comando da Casa  de 2019 a 2020. A convocação foi publicada no Diário Eletrônico do TCE, no último dia 17, mas muita coisa aconteceu de lá para cá, uma vez que essa eleição rendeu muita polêmica, com direito à briga judicial.

Vale lembrar que, semana passada, conforme noticiou o Blog,  Rosa,  candidata à reeleição, em resposta ao discurso do adversário, conselheiro Otávio Lessa, que a acusou de ser apegada ao  poder, reagiu afirmando, por meio de um vídeo, não ter apego ao cargo e propondo que ambos renunciem  às respectivas candidaturas, para apoiar o conselheiro Anselmo Brito, único auditor – concursado – na composição do Conselho de Contas,  órgão majoritariamente político.

A provocação de Rosa, quanto à renúncia às candidaturas postas para construção de uma candidatura técnica e de consenso, será que ficou mesmo no ar? De lá para cá, já houve até uma decisão Liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli, descartando a convocação de conselheiros substitutos para as eleições no Tribunal de Contas de Alagoas, o que pode beneficiar a candidatura de Otávio Lessa. Contudo, quem sabe ele não demonstre, na hora “H” que também não tem apego ao cargo…

Além dos cargos de presidente e vice-presidente, a eleição vai definir também os nomes dos conselheiros que vão ocupar os cargos de corregedor e ouvidor geral do TCE-AL e diretor-geral da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça.

É aguardar o desenrolar do jogo de xadrez. Em tempo, a votação é secreta.

Enfim, depois de muita briga interna e até judicial, um desfecho surpreendente na eleição do Tribunal de Contas de Alagoas. O conselheiro Otávio Lessa, adversário de Rosa Albuquerque, foi eleito por unanimidade. Rosa renunciou à candidatura horas antes da sessão especialmente convocada para a eleição. Um gesto coerente,  até porque  ela já havia desafiado Lessa a renunciar também para ambos apoiarem uma candidatura técnica ( a do conselheiro Anselmo Brito, único auditor concursado).