25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Rainha Marta: Assembleia aprovado projeto que modifica nome do estádio Rei Pelé

Uma emenda que transformava o nome do estádio em “Rei Pelé e Rainha Marta” adiou a votação em segundo turno

Na sessão desta quinta-feira, 12, o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, aprovou o projeto de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que altera o nome do estádio Rei Pelé, situado no bairro do Trapiche, em Maceió, para estádio Rainha Marta.

A matéria foi votada em segunda votação, porém, uma emenda apresentada pelo deputado Sílvio Camelo (PV), que transforma o nome do estádio em “Rei Pelé e Rainha Marta” foi adiada, devido a solicitação de Antonio Albuquerque.

Este destaque, que estava sendo votado em separado do projeto, deverá retornar ao plenário na próxima semana e, só assim, o projeto será enviado ao chefe do Poder Executivo, que por sua vez poderá sancionar ou vetar a matéria.

Se vetar, o projeto retorna a Assembleia Legislativa para que os deputados possam analisar o veto governamental. Se sancionar, a matéria se tornará lei. Votaram contra o projeto, os deputados Davi Maia (DEM), Jó Pereira (MDB), Marcos Barbosa (Cidadania), Davi Davino Fiho (PP), Bruno Toledo (Pros), Galba Novaes (MDB), Cabo Bebeto (PSL) e Sílvio Camelo (PV).

Antonio Albuquerque defende sua iniciativa afirmando que Marta é um exemplo de tenacidade do povo alagoano, sua história de superação e triunfos a tornam um símbolo de empoderamento feminino, desde Dois Riachos, quando enfrentou preconceitos ao jogar futebol em meio aos garotos da cidade, até em Londres, na Inglaterra, ao superar notáveis nomes do futebol mundial, sendo a única hexa vencedora de títulos de melhor do mundo.

“As grandezas de Marta e Pelé são irrefutáveis e incomparáveis. Ambos têm importância nacional e mundial, mas somente Marta tem a importância local por seus laços e identidade com o Estado, com o povo e com o futebol alagoano”. Deputado Antônio Albuquerque (PTB).

Rei Pelé

O estádio Rei Pelé é a maior praça esportiva do futebol alagoano, onde os rivais CSA e CRB mandam seus jogos. O Trapichão, como também é conhecido o estádio por estar localizado no bairro do Trapiche da Barra, completa 49 anos no próximo dia 25 de outubro.

Foi inaugurado no dia 25 de outubro de 1970 com o jogo amistoso entre Seleção Alagoana e o Santos, de Pelé. No momento a sua capacidade é para 19.105 torcedores.

Na sua argumentação, Albuquerque lembrou ainda que o estádio foi inaugurado no auge da ditadura militar, que construiu vários estádios no Nordeste. Esta teria sido a motivação para a homenagem a Pelé “descuidando da absoluta ausência de laços entre homenageado e o estado, e o futebol alagoano”. O parlamentar tentou ser elegante em sua explicação, lembrando que apenas Marta em laços com Alagoas.

Marta e Pelé: Qual o nome para o Trapichão?

Em maio, Edson Arantes, o próprio Rei do Futebol foi questionado sobre o PL em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. E deu apoio à mudança no nome do estádio, em tom de brincadeira, através de sua assessoria de imprensa.

“A Marta é o Pelé de saias. Acho muito justa a homenagem. É uma pena que não poderei fazer uma tabelinha com ela na reinauguração”. Edson Arantes, o Rei Pelé.

2 Comments

  • Avatar Geraldo de Majella

    Espero que a Marta tenha sensibilidade suficiente para recusar essa mudança de nome do Trapichão. Pelé é o maior atletas de todos os tempos. A homenagem prestada ao Rei do Futebol foi um reconhecimento do governador Lamenha Filho em 1970, após a conquista do tricampeonato mundial pelo Brasil.
    Marta merece ser homenageada mas não dessa maneira ultrajante contra o maior de todos os atletas.

Comments are closed.