Famosa por suas praias urbanas e piscinas naturais de águas cristalinas, a capital alagoana se destaca mais uma vez e lidera o ranking da empresa Decolar entre os destinos do Nordeste mais procurados para as férias de verão. No levantamento, Maceió ocupa ainda a segunda posição entre os destinos nacionais, atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ).
O estudo foi feito com base na procura por hospedagens nacionais para viagens em janeiro de 2023 no site e app da Decolar. O Nordeste concentra o maior número de destinos no ranking, com sete menções: Maceió (2ª posição), Natal (3ª), Fortaleza (4ª), Porto de Galinhas (7ª), Porto Seguro (8ª), João Pessoa (9ª) e Salvador (10ª).
A região Sul também está entre os destinos mais procurados, sendo representada por Foz do Iguaçu em 5º lugar, e Gramado em 6º.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, o destaque da capital alagoana no ranking da Decolar é resultado do intenso trabalho do Governo de Alagoas para a promoção do estado, em parceria com o trade turístico local.
“A nossa capital, além de belíssima, é segura, estruturada com uma rede hoteleira de categoria internacional, possui uma gastronomia de qualidade, além de um artesanato genuíno. Com todos os atrativos que possui, não é de se espantar que Maceió ocupe o primeiro lugar no ranking da Decolar – resultado que é fruto da parceria do Governo de Alagoas com todo o trade turístico, sempre apostando na promoção e estruturação do turismo no estado, garantindo uma experiência completa para o turista que vem nos visitar”.
Turismo Seguro
A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.
O estado também registra 2.311 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.