Pesquisas oficiais, sérias, como as realizadas por grandes institutos como o DataFolha ou Ibope, realizam uma amostragem: proporcionalmente, o universo dos investigados é semelhante ao total questionado.
Se o Brasil tem 51,7% de mulheres, os indagados pela pesquisa respeitam essa proporção. O mesmo para a escolaridade, classe social e outros pontos. Todos os critérios, semelhantes a estes, precisam ser apresentados para se validar uma pesquisa.
Entretanto, a Record, que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro, vide todas as suas entrevistas exclusivas e a proximidade com Edir Macedo, publicou no fim de outubro “uma pesquisa realizada pela internet (…) por meio do site Strawpool, com votos de internautas”. Amostragem e relevância zero.
E deu ao presidente uma esmagadora vitória de 75% em uma eleição. Em pesquisas recentes, no entanto, o Ibope mostra uma tendência de divisão na aprovação do Governo. Dividida em terços, as pesquisas mostram uma divisão igualitária entre os que aprovam, reprovam e estão indiferentes.
No entanto, a Record afirma que utilizando o ‘método de pergunta/resposta’, a tal da pesquisa já ouviu mais de 63 mil pessoas. Curiosamente, outros nomes desta pesquisa irrelevante colocam Ciro Gomes com 7,31%, Amoedo com 7,12%, Haddad com 2,89%, Doria com 2,6% e Jorge Kajuru 1,5%.
Fake news
O Strawpool é uma plataforma sem relevância científica, que permite a qualquer internauta criar uma votação. E esta pode ser fechada em grupos fechados, inclusive de bolsonaristas. A pesquisa, portanto, é completamente irrelevante. E mentirosa.
O Projeto de Lei nº 11.245/2018, que tramita na Câmara dos Deputados, cria uma lei específica para as pesquisas eleitorais, com regras detalhadas sobre o registro das empresas, divulgação de resultados, acesso aos dados e penalidades, entre outros. O texto ainda vai passar pelas comissões Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir a voto pelo plenário.
Conforme o texto do projeto, o instituto que desrespeitar as regras ou praticar fraude nas pesquisas poderá ser multado em até R$ 100 milhões. A fraude também poderá resultar na perda do registro da empresa e na divulgação dos dados corretos com o mesmo espaço e no mesmo veículo impresso ou eletrônico.
Data folha e ibope sérias? Em suas pesquisas Bolsonaro perdia em todos os senários até para Marina…kkk