26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Rede estadual alagoana volta às aulas presenciais na segunda-feira

Atividades acontecerão no formato híbrido, com revezamento semanal e, inicialmente, com 50% dos alunos em cada turma

O retorno às aulas presenciais da rede pública estadual de Alagoas está confirmado para a próxima segunda-feira (16), de acordo com o secretário da Educação, Rafael Brito.

Como previsto em portaria publicada no Diário Oficial no dia 6 de julho, as atividades acontecerão, inicialmente, no formato híbrido, com revezamento semanal e 50% dos alunos em cada turma. A expectativa é que o retorno seja ampliado gradativamente, considerando o avanço dos números da pandemia da Covid-19.

“A pandemia foi devastadora para a Educação, temos uma missão muito grande pela frente de retomar as atividades presenciais com a máxima segurança e manter nossos jovens e crianças dentro da sala de aula. Nossa equipe tem trabalhado muito na criação de estratégias de busca ativa, implantação de protocolos sanitários e capacitação dos nossos profissionais para que essa volta aconteça. Chegou a hora da Educação e estou confiante do comprometimento de todos os professores, gestores e estudantes”. Rafael Brito, secretário da Educação.

Em preparação a este retorno presencial, todas as unidades de ensino receberam um repasse financeiro do programa Rumo às Aulas, lançado pelo Governo do Estado, para adequações em infraestrutura, implementação de sinalização, protocolos sanitários e compra de novos equipamentos.

No total, a iniciativa está destinando R$ 40 milhões para as 310 escolas estaduais que já estão aplicando os valores em reformas, serviço de pintura, conserto da rede elétrica, limpeza e ajardinamento.

Além do Rumo às Aulas, a Secretaria da Educação (Seduc) também apostou no programa Meu Transporte Novo como reforço à frota escolar estadual e municipal com a aquisição e distribuição de 300 novos ônibus para atender os mais de 75 mil alunos que dependem do veículo neste retorno das aulas presenciais.

A estratégia de preparo às atividades contou ainda com ações como elaboração de um Protocolo de Orientação à Gestão Escolar, cursos de formação para os professores, capacitações online para os manipuladores de alimentos.