25 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Rede Global do Empreendedorismo planeja atividades para 2022 na Fiea

Grupo segue a retomada de atividades presenciais comemorando avanços

RGE se reuniu na Fiea | Assessoria

Os integrantes da Rede Global do Empreendedorismo (RGE) em Alagoas voltaram a se reunir nessa terça-feira, 17, para dar continuidade ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas em 2022. O encontro foi realizado na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió.

Fundada no estado em 2016, por iniciativa de diversas entidades e organizações, a RGE/AL está retomando os encontros presenciais depois de superada a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. O objetivo central da rede é desenvolver e engajar ecossistemas empreendedores na transformação de realidades.

“Esse grupo foi criado para fortalecer o empreendedorismo em Alagoas, como parte de um movimento nacional, que tem como eixos a educação empreendedora, o empreendedorismo inovador e o ambiente de negócios”, explica Morgana Moura, analista de Negócios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL).

Grupo discutiu propostas e desafios para 2022 | Assessoria

É um trabalho que já trouxe resultados práticos, segundo conta a presidente da RGE/AL, Silvia Chamusca, gerente de Soluções do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL). “Recentemente, a Câmara de Vereadores de Maceió aprovou a lei que institui o Programa Municipal de Educação Empreendedora. Esse é um grande avanço, fruto da articulação da Rede Global do Empreendedorismo em Alagoas, cuja implantação precisa ser discutida com mais profundidade”, afirmou. A Lei Municipal de nº. 7.142, de autoria da vereadora Olívia Tenório, foi promulgada no último dia 31 de março.

Entre as pautas do encontro dessa terça-feira, os integrantes da RGA/AL ouviram o embaixador da organização Students For Liberty Brazil em Alagoas (SFLB), Vandebilto Júnior, sobre o “Brasil Empreende”, uma ação desenvolvida junto a escolas estaduais e municipais. “O projeto vem trazer, justamente, essa mobilidade social que o empreendedorismo propõe, essa mudança de realidades que as comunidades precisam, incentivando o desenvolvimento regional”, destaca.

O consultor Lucas Paiva, da Tiro na Lua Educação, também falou na reunião sobre alguns desafios relativos à implantação da educação empreendedora.

Em Alagoas, a RGE engloba diversas entidades, organizações e empresas como o IEL/AL, Sebrae, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Uncisal, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Redes e Saberes, Estácio, Uneal, Junior Achievement, CJE, entre outros parceiros.