
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dará início nesta segunda-feira (10) ao ano letivo de 2025 nas mais de 300 escolas da rede estadual. A expectativa é receber 175 mil estudantes matriculados em unidades da capital e interior, distribuídos nas 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs).
De acordo com a superintendente da rede estadual de ensino, Dileusa Costa, a data segue o calendário escolar deste ano, iniciado esta semana com jornadas pedagógicas realizadas pelas gerências especiais e escolas, para formações e integração de professores.
“Todos que fazemos a educação de Alagoas estamos felizes pelo início do ano letivo 2025. Será um ano muito especial, com a temática Nise da Silveira. Nossas unidades de ensino estão preparadas para receber nossos estudantes e as equipes já participaram da jornada pedagógica. Desejamos aos nossos estudantes boas vindas e mais um ano letivo de sucesso”, comemora.
O tema do ano letivo será “120 anos de Nise da Silveira: um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, uma homenagem à médica e psiquiatra alagoana que revolucionou a saúde mental e o tratamento psiquiátrico no Brasil. As escolas cumprirão os 200 dias letivos previstos por lei, com recesso escolar previsto para o período de 16 a 30 de junho de 2025.
A portaria que regulamenta o ano letivo está disponível em www.educacao.al.gov.br.
Maceió
Também começa hoj o ano letivo de 2025, das 157 unidades públicas de ensino municipais, o que equivale a quase 80%, das unidades escolares que compõem a rede pública de ensino de Maceió. São 123 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), mais conhecidos como creches.
Entre os dias 12 e 21 de fevereiro, 16 unidades de ensino vão iniciar o ano letivo e outras 18 escolas e creches começarão as aulas em março.
No total, cerca de 60 mil estudantes, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos foram matriculados na rede pública de Maceió.
Para dar as boas-vindas aos alunos, as unidades de ensino prepararam uma recepção calorosa com direito à música, brincadeiras e muito entretenimento, para acolher de forma especial os estudantes.
Segundo a técnica pedagógica do setor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliana Cahet, os professores se prepararam, junto aos diretores e coordenadores, para acolher os alunos. “Está tudo pronto para o início das aulas na nossa rede. Cada escola, da sua maneira, preparou um acolhimento. Então, vai ter escola com programações diferenciadas. Tudo para atender a expectativas de cada unidade”, informa.
A técnica pedagógica da Semed ainda acrescenta que o ano letivo de 2025 foi planejado em jornadas com diversas atividades que serão executadas no decorrer do período escolar.