28 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesi/AL conquista bicampeonato regional de Robótica na Bahia

Equipe Roboben classificou-se para o torneio nacional, que ocorre em São Paulo

Equipe Roboben é bicampeã na modalidade Champions Award | Divulgação

A Rede Sesi de Educação Básica de Alagoas confirmou o favoritismo e iniciou a temporada conquistando o bicampeonato do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), regional da Bahia, que aconteceu nesse fim de semana, em Salvador. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe Sesi Senai Roboben, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, ganha o 1º lugar na categoria Champions Award.

Com a participação de 23 equipes da Bahia, cinco de Sergipe e duas de Alagoas, o torneio regional da Bahia classificou os três primeiros colocados de cada categoria para o Festival Sesi de Robótica, etapa nacional da competição, que ocorrerá entre 27 e 29 de maio, na Bienal de São Paulo (SP).

Nesta temporada, o tema é “Cargo Connect”, em que as equipes precisam desenvolver uma solução para melhorar a logística no transporte, armazenamento e entrega de cargas. Além do projeto de pesquisa, as equipes são desafiadas a construir e programar robôs que atuem de forma autônoma.

“A nossa equipe Roboben desenvolveu e está testando uma solução inovadora para minimizar a proliferação de fungos nas frutas, legumes e verduras que saem dos grandes centros de distribuições até chegar à mesa do consumidor”, explica o professor Eduardo Monteiro Cerqueira, coordenador da área de Robótica do Sesi Senai de Alagoas.

A equipe Sesi Senai Roboben é formada por seis alunos e dois técnicos, que também trazem na bagagem um grande aprendizado. “Nesse torneio, aprendi que tudo pode mudar em questão de minutos. Todo esforço, dedicação, choros, risos, valeram muito a pena. Agradeço a Deus por essa linda oportunidade de alcançar essa premiação e agradeço também a meus técnicos por todo apoio”, disse a aluna Myllenny Victória, do 1° ano do Novo Ensino Médio da Escola Sesi Senai Benedito Bentes.

A equipe Sesi Robocamb, da Escola Sesi Cambona, também participou do torneio e conquistou a terceira vaga de suplente da competição.

Próximos desafios

Nos próximos dias 1º e 2 de abril, será a vez das equipes Robomac, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, e Cambtec, da Escola Sesi Cambona disputarem o Torneio FLL, regional Pernambuco, que reunirá 27 equipes na cidade de Paulista (PE).