24 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Reforço com Jansen tem aglomeração e longas filas em Maceió

Sem o ConecteSUS, dados foram escritos manualmente e colaborou com confusão nas filas

A Prefeitura de Maceió iniciou hoje (11) a vacinação da segunda dose da Jansen. Em toda a capital, apenas dois pontos receberam o imunizante: Maceió Shopping (Mangabeiras) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes).

Com a recente recomendação do Ministério da Saúde, que retirou o efeito de dose única da Jansen (agora é preciso uma segunda 2 meses depois da primeira e uma da Pfizer 5 meses depois) e os ataques hackers que retiraram do ar dados do ConecteSUS, a organização não recebeu uma tarefa fácil e o trabalho ficou longe de ideal.

Leia mais: Arapiraca suspende vacinação contra Covid-19 temporariamente após ataque hacker

Eu mesmo tomei a segunda dose da Jansen hoje. Foi longo e complicado. Com o sistema do Ministério da Saúde fora do ar, técnicas no posto de vacinação tiveram que apelar para uma lista de papel e caneta a ser preenchida apenas por quem fosse receber o reforço desta vacina. Tudo de forma manual. Ao menos,no início, antes do início da vacinação, às 9h.

E é nesse ponto um detalhe que atrapalhou um pouco a operação: o local de vacinação no Shopping Maceió mudou para o prédio garagem, deixando o espaço reduzido, com a população tendo que dividir espaço com os carros.

Além disso, houve muita confusão sobre qual fila era do quê: se era Pfizer ou Jansen, se podia ser a primeira dose, qual era a fila de registro e de aplicação. Era difícil até mesmo saber onde ficava o final da fila – qualquer uma delas. Distanciamento social, então, não existiu.

Tendo assinado como número 125 às 8h50, recebi minha dose de reforço às 10h20. Neste meio tempo, quem chegava tinha muitas dúvidas (afinal, as filas viraram caracóis com tantas curvas e bifurcações) e gritaria, direcionada às pessoas que tentavam furar o lugar. Apenas uma guarda municipal tentava organizar a situação, fazendo um bom trabalho.

Mas tudo foi desnecessariamente longo e complicado. Infelizmente, a redução de local e ataque hacker ao Ministério da Saúde atrapalharam o dia de vacinação.

Jansen

A recomendação para segunda dose da Jansen é que ela seja feita dois meses após a primeira. Infelizmente, brasileiros foram imunizados com ela apenas no mês de julho, há mais de cinco meses.

E desta vez, Maceió recebeu apenas 10% do total, cerca de 1700 doses. Ou seja: mais de 10 mil pessoas ficarão sem receber, apenas em Maceió, a segunda dose neste final de semana.

Em tempo: Rio de Janeiro e São Paulo autorizaram o uso da Pfizer como segunda dose da Jansen.

Para se vacinar

Os documentos necessários para a vacinação são o cartão de vacinação e o documento de identificação com foto.

Foto: Ascom SMS