25 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho confirma o retorno da realização de eventos em Alagoas

Apenas 50% da capacidade do local será permitida, com o público apresentando o ciclo vacinal completo ou teste negativo de Covid-19, sempre de máscara

Como prometido na semana passada, o governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou em suas redes sociais o retorno de eventos em todo o estado. Esta é mais uma flexibilização de seus decretos de distanciamento social contra a Covid-19.

A condição para a realização de eventos, já a partir de hoje (1º), está na presença de apenas 50% da capacidade do local. Além disso, o público presente precisa estar com o ciclo vacinal completo ou teste negativo de Covid-19. O uso da máscara nos eventos é obrigatório. Clique aqui para ver o decreto.

Em novembro, os eventos pagos poderão ser realizados com até 80% da capacidade do local e em dezembro com 100%, mediante vistoria do Corpo de Bombeiros.

Condições

O acesso aos eventos só será permitido para pessoas que tenham recebido a 1ª e a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 ou que apresentem o teste antígeno ou RT-PCR negativo realizado com 72 horas de antecedência do evento junto a um documento de identificação com foto.

A vacinação pode ser comprovada pela apresentação de carteira de vacinação ou através do aplicativo ConecteSUS com um documento de identificação oficial com foto.

Fica proibida a venda presencial dos ingressos – que devem ser comercializados apenas por meios eletrônicos. A organização deverá fiscalizar o uso obrigatório de máscara pelos participantes e trabalhadores nos eventos.

Os organizadores dos eventos devem fazer a aferição obrigatória da temperatura dos públicos interno e externo, contratantes, staff e convidados. Os locais precisam ter pontos de higienização com álcool 70% nos acessos do evento, locais de alimentação e banheiros, entrada de brinquedos, corredores, escadas e rampas.

Quanto aos eventos gratuitos, as regras não mudaram: o decreto reforça que em locais abertos o limite máximo é de 200 pessoas e em locais fechados é de 100 pessoas.

Fase Azul

O avanço da vacinação e as medidas de enfrentamento avançaram e estão reduzindo os indicadores relacionados à Covid-19 no estado, mas é importante lembrar que a pandemia não acabou, inclusive sob a ameaça de novas mutações, como a variante Delta.

As regras continuam as mesmas para todos: evitar aglomerações, respeitar os protocolos de distanciamento social, utilizar máscara ao sair de casa e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool a 70%.

Além disso, a busca pela imunização é a principal forma de se vencer o vírus em definitivo. Se você ainda não se vacinou, inclusive com a segunda dose, procure um dos postos em sua cidade – é o para o seu bem e para a proteção de quem você ama.