29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho entrega o 1º Parque Linear de Maceió à maior grota da capital

Investimento de R$ 1,8 milhão do Governo de Alagoas resultou em duas quadras poliesportivas, um campo de futebol e outros espaços de diversão e entretenimento

A população de Maceió conta, a partir desse domingo (27), com o primeiro Parque Linear da história da capital alagoana. Dotado de espaços de esporte e lazer em uma área de 6 mil m², o Parque Linear da Grota do Cigano foi entregue pelo governador Renan Filho à comunidade da maior grota da cidade, onde residem cerca de 40 mil moradores.

Localizado no encontro entre o Jacintinho e a Mangabeiras, o moderno parque, que integra os bairros e democratiza o acesso ao lazer e a serviços públicos, faz parte da nova fase do Programa Vida Nova nas Grotas.

O investimento de R$ 1,8 milhão do Governo de Alagoas resultou em duas quadras poliesportivas, um campo de futebol, uma quadra de areia, academia ao ar livre, pista para caminhada, basquete ao ar livre e bicicletário para a população, além de mesas para jogos de tabuleiro, playground para crianças e espaços de convivência com bancos.

A estrutura ajuda a aumentar a autoestima e o senso de pertencimento dos moradores e traz uma nova dinâmica urbana à região.

Ao ressaltar que o objetivo do Governo é integrar a grota ao restante da cidade por meio do acesso ao esporte, práticas culturais e áreas para convívio urbano, a fim de diminuir as diferenças sociais, o governador Renan Filho relembrou um passado não tão distante, onde o muro que cercava o terreno particular onde hoje se encontra o Parque Linear era a fotografia da desigualdade na distribuição de renda em Alagoas.

“Esse terreno era do homem mais rico do estado de Alagoas, e esse sempre foi um estado onde havia a concentração dos recursos. Ao invés de o Governo trabalhar para diminuir a desigualdade de renda, ele trabalhava para quem era rico ficar ainda mais rico, e o pobre nunca tinha direito a ter nada. A desigualdade só aumentava. Estou muito feliz em ter criado, junto com a nossa equipe, o Vida Nova nas Grotas e fazer o Estado entrar nas grotas. Onde o Estado não entra, não entram as oportunidades. E estou mais feliz ainda por ter derrubado o muro do grupo empresarial e ter aberto esse terreno com espaço de lazer e divertimento para a Grota do Cigano”.

Foto: Marco Antônio

Além de ter sido atendida com as obras de mobilidade do programa, a população da Grota do Cigano e dos bairros adjacentes vai contar, em breve, com uma Clínica de Saúde da Família e uma Creche CRIA, que começam a ser construídas ainda este mês dentro do Parque Linear.

“Não cabe ao Estado fazer Atenção Básica em Saúde, mas não cabia também fazer UPA [Unidade de Pronto Atendimento], não cabia fazer sozinho os hospitais, e nós fizemos e agora vamos fazer a Saúde da Família ainda mais perto da comunidade”.

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destacou que a concepção do Vida Nova nas Grotas, baseada em experiências de outros países, vem rendendo prêmios internacionais ao programa, que, hoje, serve de modelo para outros estados e cidades:

“O programa cresceu com um embasamento muito forte. Começamos indo à Colômbia verificar uma experiência muito parecida com a nossa realidade. Mais tarde o ONU-Habitat chegou e nos subsidiou com pesquisas e dados. Confesso que não esperava que chegássemos a tanto. Recebemos prêmios internacionais, o último na Espanha, concorrendo com mais de 100 países. Esse é o Vida Nova nas Grotas e hoje chegamos ao topo, com a inauguração do Parque Linear”.

O líder comunitário Junior Nogueira classificou a entrega como histórica. “Toda essa obra é de uma importância enorme, derrubou muitas barreiras entre a comunidade da grota e a área nobre. Agradecemos ao Governo do Estado por tudo o que tem feito aqui na comunidade. Essa é uma obra histórica”.

Foto: Marco Antônio

Comunidade participou do desenho do Parque – O projeto do Parque Linear contou com a participação da comunidade. Uma oficina de desenho de espaços públicos permitiu que crianças, jovens e adultos criassem modelos virtuais de intervenção que refletiam suas necessidades e desejos.

“Trouxemos o arquiteto que fez os projetos de Medellín, na Colômbia, que é um dos maiores do mundo nesse urbanismo humanizado, e hoje entregamos um complexo de atendimento social muito importante”, disse o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro.

A inauguração também contou com a Arena CRIA, circuito itinerante do Programa Criança Alagoana que leva serviços à população e realizou, hoje, a entrega de Cartões CRIA a beneficiárias dos bairros de Jacintinho, Jatiúca, Mangabeiras, Ponta Verde, Pajuçara e Ponta da Terra anteriormente cadastradas, cadastro de cem novas famílias e emissão de 250 carteiras de identidade, entre primeira e segunda vias.

Foto: Marco Antônio