Após o fim da programação desta terça-feira, 20 de maio, da XXVI Marcha da CNM, por volta das 17 horas, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão e prefeitos estiveram no Congresso Nacional para ato em defesa de pautas municipalistas.
Antes de visitar os parlamentares alagoanos, o presidente e prefeitos participaram de uma reunião com o ministro Renan Filho para conhecer os novos projetos do governo federal para as cidades.
O ministro, que já participou da Marcha a Brasília quando foi prefeito de Murici, considera o movimento importante para que os municípios ajudem ao governo federal a desenvolver políticas publicas que levem em consideração as peculiaridades de cada região. O Brasil é um gigante e não existe receita de bolo que sirva para todos.
Enquanto senador licenciado e ministro, Renan Filho garantiu que também será um porta voz de cada prefeito em favor do desenvolvimento de Alagoas, através de suas cidades.
Calheiros
Como estratégia para divulgação da pauta municipalista, prefeitos de todo o Brasil se dividiram no Congresso Nacional em visitas aos parlamentares que vão votar as matérias que estão tramitando no Senado e na Câmara Federal. Em grupos, apresentaram diretamente aos deputados federais e senadores manifestos de apoio ao cumprimento da legislação pelas eleições de representantes municipais ao Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) e pela aprovação da PEC 66 (PEC da Sustentabilidade Fiscal).
O primeiro da bancada alagoana a ser visitado foi o senador Renan Calheiros que ao longo dos anos vem acompanhando a luta dos gestores e se comprometeu a trabalhar pela aprovação das pautas a favor dos municípios.
Lira
Marcelo Beltrao e Cesar Teixeira também foram recebidos pelo deputado federal Arthur Lira, um grande aliado do municipalismo e defensor das causas dos municípios alagoanos.
Sua atuação firme no Congresso tem sido essencial para dar voz às necessidades dos gestores e fortalecer a pauta municipalista em nível nacional.
Como havia anunciado durante reunião na AMA, o deputado voltou a esclarecer a tramitação das matérias na casa e garantiu ao movimento municipalista que continuará o trabalho para que os prefeitos e prefeitas possam continuar a desenvolver projetos com recursos e também ressaltou a importância da pauta apresentada este ano na Marcha.