29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Representantes brasileiros na WorldSkills 2022 em duas ocupações são anunciados em Maceió

Capital alagoana sediou seletiva nacional nas categorias Tecnologias Web e Segurança Cibernética

Premiação aconteceu em Maceió | Ascom Senai

Os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que representarão o Brasil na WorldSkills 2022, em mais duas ocupações tecnológicas, foram anunciados na tarde dessa sexta-feira, 11, na Casa da Indústria, em Maceió. Eles disputaram a seletiva nacional realizada na capital durante essa semana, na escola Senai Poço.

Este ano, a maior competição de educação profissional do mundo será realizada de 12 e 17 de outubro, em Shanghai, na China. Em uma solenidade marcada pela vibração e por muita expectativa, o ouro em Tecnologias Web ficou com Lucas Viana de Souza, do Senai de São Paulo. A alagoana Leticia Maria Dias de Oliveira, única mulher medalhista da seletiva em Maceió, ficou com o bronze.

Na ocupação Segurança Cibernética, o primeiro lugar ficou com a dupla mineira formada pelos alunos João Carlos Ferreira Mariano e Vitor Hugo Alves Vieira. A seletiva realizada em Maceió teve, no total, a participação de 18 alunos dos estados de Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Paraná e do Distrito Federal.

Paulista ganhou ouro em Tecnologias Web | Ascom Senai

Durante a premiação, o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda, disse que a competição é, ao mesmo tempo, um processo de desenvolvimento profissional e de fortalecimento de cidadãos. “O Senai está formando não apenas excelentes técnicos, mas, cidadãos preparados para fazer do Brasil um país mais próspero”, disse.

O excelente desempenho e o nível de excelência apresentado pelos alunos do Senai foi um dos destaques da prova, destacou o gerente da escola Senai Poço, Welton Barbosa. “Depois dessa experiência e da troca de conhecimentos, vocês não serão mais os mesmos. O Senai já transformou a vida de vocês. O fato de estarem aqui, com esse nível de excelência, já é motivo de orgulho”, declarou.

Dupla mineira é ouro em Segurança Cibernétca | Ascom Senai

Já classificado para mundial de Shanghai na ocupação Soluções de Softwares para Negócios, o alagoano Mikael Ribeiro estava presente na cerimônia de premiação. O delegado técnico da delegação de Alagoas, Marcelo Strehl, também acompanhou o evento na Casa da Indústria.

WorldSkills   

Na WorldSkills, estudantes de todo o mundo e os melhores alunos de cada continente disputam medalhas em diferentes ocupações profissionais. Os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Essa é a 46ª edição do torneio, que conta com a participação de mais de 80 países.

Resultado final – seletiva etapa Maceió

Ocupação: Tecnologias Web

1º – Lucas Viana Soares de Souza – São Paulo

2º – Gustavo Pacheco Gonzaga – Santa Catarina

3ª – Letícia Maria Dias de Oliveira  – Alagoas

Ocupação Segurança Cibernética

1º – João Carlos Ferreira Mariano e Vitor Hugo Alves Vieira – Minas Gerais

2º – Fernando de Oliveira Ferreira e Gabriel Araújo Vieira – São Paulo

3º – Alkarramax Campos Ribeiro Junior e Leonardo Rangel dos Santos – Santa Catarina