Segundo pesquisa do instituto Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), a administração do presidente Lula (PT) é considerada ruim ou péssima por 41% dos brasileiros.
Enquanto que 1% dos entrevistados não sabem ou preferiram não opinar, ara 27% dos entrevistados, a atuação do presidente é boa ou ótima. Consideraram regular o governo do mandatário 30% dos entrevistados.
Segundo o instituto de pesquisa, a avaliação negativa (ruim ou péssima) cresceu sete pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e superou a positiva (ótima ou boa) pela primeira vez desde o início da série neste mandato.
A pesquisa também aponta que 55% da população brasileira desaprova a maneira como o presidente administra o país, enquanto 58% dizem não confiar em Lula.
A avaliação negativa é maior entre quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na última eleição (72%), tem renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (59%), é mais instruídos (48%) e é evangélico (52%).
Administração
Quanto à aprovação da forma como o presidente administra o pais, a porcentagem de quem desaprova subiu de 46% para 55%. Os que aprovaram foram de 47% para 40%. O número daqueles que não souberam ou não responderam caiu de 7% para 4%.
Em termos de confiança no presidente, subiu de 52% para 58% a porcentagem daqueles que disseram não confiar no político. O valor para quem confia foi de 45% para 40%.
A pesquisa foi realizada de sexta-feira (7) até a terça-feira (11) em 131 municípios. Foram feitas 2.000 entrevistas, e o nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.