29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Notícias

Rios Mundaú e Paraíba atingem níveis de cheia em municípios alagoanos

Semarh emite alerta sobre a possibilidade de inundação em seis municípios. Previsão é de mais chuva até esta segunda-feira.

Indicadores do boletim hidrológico da Semarh

 

 

O nível dos rios Mundaú e Paraíba tem subido bastante, nas últimas 24 horas, e já aponta incidência de cheia, com risco de inundação em alguns municípios alagoanos. De acordo com o boletim hidrológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), transmitido em tempo real, o Rio Mundaú apresenta, no início da tarde deste domingo, situação vermelha (de alerta para cheia), nos municípios de Rio Largo e União dos Palmares.

Os municípios alagoanos de Murici e Santana do Mundaú e de Palmeirinha, em Pernambuco, também localizados no vale do Mundaú, apresentam sinal amarelo de atenção, em relação à possibilidade de cheia. Em São José da Lage a situação é estável, sem alerta de cheia. Na maioria dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Mundaú, a sinalização dos monitores indica que o nível do rio continua subindo. Um alerta foi emitido pela Semarh, apontando para a possibilidade de inundação nos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e Satuba.

Nos municípios do vale do Paraíba, a situação mais preocupante (já com o alerta vermelho) é em Paulo Jacinto, onde o nível do rio apresenta, neste início de tarde, 4.53m, já ultrapassando em quase 20cm o nível de cheia, que é de 4.35m. O mais preocupante é que o rio continua subindo. Nos demais municípios do vale do Paraíba, o nível ainda não atingiu o alerta amarelo, mas a água continua subindo nos municípios de Cajueiro, Atalaia, Quebrangulo e Viçosa. No município de Capela o medidor está em manutenção.

Nas demais bacias hidrográficas de Alagoas: Jauípe-Uma, Litoral Norte, Coruripe e São Miguel ainda não foi emitido sinal de alerta, mas com o nível dos rios está subindo.

Confira o alerta hidrológico emitido hoje pela Semarh:

“A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta hidrológico, na manhã deste domingo (14), informando que as chuvas que vem ocorrendo devem elevar o nível do Rio Mundaú e podem atingir e ultrapassar a cota de inundação, atingindo as áreas ribeirinhas nos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e Satuba.

De acordo com o aviso da Sala de Alerta, os demais rios também estão com sua cota elevada, como é o caso do Rio Paraíba.

Como a previsão é de chuva para este domingo e para próxima segunda-feira (15), é de céu encoberto com chuvas contínuas em todas as regiões ambientais do estado, gerando acumulados, a situação mantém o nível de alerta nas regiões da Zona da Mata e do Litoral alagoano.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e hidrológicas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Em caso de risco, ligue para a Defesa Civil, pelo número 3315-2843. O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico“.