25 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Risco de desabamento: Escola Estadual Bom Conselho, no Bebedouro, é interditada

Metade da estrutura física foi interditada depois de uma vistoria e mais de mil alunos podem ficar com o calendário letivo atrasado

Patrimônio da Educação alagoana, a Escola Estadual Bom Conselho, localizada no bairro do Bebedouro, corre risco iminente de desabamento, depois que grandes rachaduras apareceram.

Quase 50% da estrutura física foi interditada depois de uma vistoria da Defesa Civil Estadual e mais de mil alunos podem ficar com o calendário letivo atrasado

A maior parte que está comprometida fica situada no pátio, afetando diretamente o uso do refeitório e dos banheiros, onde é possível perceber rachaduras. Com a interdição dessa área, parte das atividades também foi paralisada, sem que os alunos fossem remanejados para outro local.

Pinheiro

As rachaduras também estão afetando residências que ficam próximas do bairro do Pinheiro. Diante da iminência de um acidente, o vereador Francisco Sales solicitou à Defesa Civil Municipal que os estudos realizados pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sejam ampliados para os bairros de Bebedouro e Mutange.

“Eu venho há mais de um ano solicitando a paralisação das atividades da Braskem em toda região. Nós estamos acompanhando o que está acontecendo no Pinheiro e essas comunidades estão muito próximas”. Francisco Sales, vereador por Maceió.

Com relação à escola, o vereador elaborou uma solicitação para que os mais de mil alunos sejam transferidos para a estrutura de escola particular, que está paralisada e seja custeado pelo Governo do Estado. Existe uma grande preocupação dos trabalhadores da Escola Bom Conselho de que as rachaduras tenham relação com o fenômeno geológico que vem afetando diversas residências no Pinheiro.

A direção da Escola Bom Conselho, que em 2019 completa 142 anos, colocou fitas zebradas nas áreas e conscientiza os alunos sobre os riscos.  Fundada em 1877 para ser um lar para as órfãs da Guerra do Paraguai, a Escola Estadual Bom Conselho é um patrimônio do bairro de Bebedouro.