Para a escolha das espécies foram consideradas árvores de características físicas parecidas e com períodos de floração complementares. Entre as plantas de porte grande há 21 Ipês branco, 20 Ipês rosa, 18 Ipês roxo e 17 Ipês amarelo. Já entre a vegetação de porte médio são 12 Quaresmeira e 12 Resedá.
De acordo com a secretária adjunta de estratégia e projetos prioritários, Gardênia Nascimento, o projeto irá proporcionar incontáveis benefícios, como a valorização de uma das principais vias estruturantes da cidade, melhoria da qualidade do ar, conforto ambiental e otimização de áreas paisagísticas.
“Uma das funções importantes desta área verde também está na permeabilidade do solo e estabilidade climática de todo o trecho. De forma natural, também contamos com a vantagem de ter um canteiro que poderá reduzir a poluição e o excesso de ruídos; ou seja, abrange dentre eles, os princípios de uma cidade sustentável”.
O projeto faz parte das ações de arborização no meio urbano de Maceió e a iniciativa atende todas as exigências de espaçamento previstas no Manual de Arborização da capital.