25 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Rui Palmeira inaugura novo espaço de lazer na Gruta de Lourdes

Praça homenageia antiga moradora e acaba com antigo ponto crônico de lixo da região

Inauguração da Praça Marluci Emery Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

O bairro Gruta de Lourdes recebeu, na noite dessa segunda-feira (28), um o novo espaço de lazer: a Praça Dona Marluci Emery. A obra, que faz parte do programa Nova Maceió, foi inaugurada pelo prefeito Rui Palmeira e oferece equipamentos adequados de esporte e lazer para os moradores da região.

O local também ganhou jardinagem e arborização com o plantio de exemplares arbóreos e ornamentais. O investimento foi de R$ 140 mil.

“O espaço  era conhecido em toda a Gruta como um ponto crônico de lixo e as pessoas que moram no bairro sofriam muito com isso. Hoje elas têm uma praça com parquinho sustentável, bem iluminada e com local de convivência para prática de esporte. Os moradores da região saem ganhando com mais essa obra”. Rui Palmeira.

A construção da praça foi executada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). O projeto incluiu a instalação de Parque Infantil Sustentável em espaço de areia, feitos de madeira de eucalipto, passeio público, mesas e bancos, além de iluminação em LED.

Homenagem

Com nome aprovado pela Câmara de Vereadores, por meio de Projeto de Lei, a praça homenageia Maria Marluci Carrilho Emery Gracino dos Santos, mais conhecida como Dona Marluci.

Alagoana, natural de União dos Palmares, residia em Maceió desde a década de 1960, onde veio para estudar com seus irmãos e irmãs. Ela faleceu em 24 de agosto de 2020, aos 72 anos de idade.

Dona Marluci era servidora pública aposentada do Governo do Estado de Alagoas, onde trabalhou por mais de 30 anos no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, antigo Ipaseal.

Foi também escrevente de Cartório de Registros Civis e professora de ensino fundamental. Moradora do bairro da Gruta de Lourdes há mais de 30 anos, era muito conhecida de todos e reivindicou durante anos a construção de uma praça no local, onde existe uma área ambiental e que constantemente era depósito de entulhos.