27 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Samu registra redução de 52% nos atendimentos a usuários com Covid-19

Com o avanço da vacinação, números de casos suspeitos ou confirmados da doença têm reduzido

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Alagoas, os números de casos suspeitos ou confirmados da doença têm reduzido. E o reflexo pode ser verificado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que registrou, no último mês de julho, o atendimento a 611 usuários com suspeita ou confirmação da doença pandêmica.

Em comparação com o mês anterior, quando foram registrados 1.278 chamados para os quadros de infecção com o novo coronavírus, houve uma queda de 52%.

Os índices de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 em julho são os menores desde dezembro do ano passado, quando 595 deles foram atendidos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até o mês passado, o Samu Alagoas já transportou 13.003 pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Destes, cerca de 80% foram casos de transferência hospitalar.

Apesar dos índices que mostram uma redução na curva de contágio do novo coronavírus, a médica e supervisora do Samu Alagoas, Josileide Costa, orienta sobre os cuidados preventivos que devem ser mantidos pela população.

“Nossas equipes seguem com todos os protocolos de segurança em cada ocorrência. Os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] que utilizamos no atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19 são fundamentais para a segurança dos socorristas”, ressalta Josileide, ao citar como exemplo as máscaras, protetores faciais, óculos, macacões e aventais.

Prevenção

A supervisora do Samu Alagoas relembra, ainda, sobre os cuidados que todos os cidadãos devem continuar adotando para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“A vacinação está avançando, nossos índices estão diminuindo, mas, não é hora de descansar com a proteção. Temos que continuar usando máscara ao sair de casa, higienizando as mãos com muita frequência e mantendo o distanciamento social”. Dra. Josileide Costa.

Processos de Higienização

Além dos cuidados com a proteção dos profissionais, as viaturas também possuem protocolos de segurança a cada atendimento. Quando retornam para as bases, as ambulâncias passam por um rigoroso processo de limpeza e desinfecção com uma solução à base de hipoclorito de sódio a 1%.

Normatização que segue as recomendações da Nota Técnica de nº 04, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e atualizada em 25 de fevereiro de 2021.

Neste processo, as Unidades de Suporte Avançado (USAs) e Unidades de Suporte Básico (USBs) são encaminhadas a um dique para que as portas, teto, piso, corrimões, assentos, mobiliário dos materiais, maca, colchão, prancha rígida, entre outros equipamentos, sejam devidamente desinfetados.

Esse tipo de higienização também é feito quando os carros, durante outros tipos de ocorrências, ficam sujos de sangue ou com algum tipo de fluído corporal.

Quando acionar o Samu

O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos e casos clínicos, como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.