20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Santa Casa de Maceió precisa com urgência de doação de todos os tipos de sangue

Doações irão atender à alta demanda por transfusões dos pacientes cirúrgicos e oncológicos de urgência e emergência

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Maceió precisa da doação de todos os tipos de sangue. A situação é ainda mais urgente para os tipos O e A negativos e B positivo.

As doações irão atender à alta demanda por transfusões dos pacientes cirúrgicos e oncológicos de urgência e emergência da instituição. A unidade fica em um prédio separado do hospital, na Rua Barão de Maceió, 354, Centro.

“Apesar de estarmos passando por uma pandemia, os tratamentos não param. Precisamos manter o estoque, pois a demanda deles continua alta. Dependemos de doações para atendermos às solicitações de transfusões e, dessa forma, possamos garantir a segurança destes e outros pacientes”. Luiza Inácio dos Santos, assistente social.

Para evitar aglomerações, o Banco de Sangue da instituição disponibiliza o agendamento da doação. Ele pode ser feito por meio do telefone 2123-6240 e o doador deve chegar dez minutos antes da hora marcada para preencher ou atualizar seu cadastro.

Critérios básicos para doação:

  • Estar alimentado e em boas condições de saúde;
  • Ter idade entre 18 e 60 anos;
  • Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);
  • Pesar a partir de 55 kg;
  • Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;
  • Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.

Horário de doações é de segunda à sexta feira das 07:00 às 16:00 horas.O estacionamento é gratuito.

Medidas de proteção

A Anvisa e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 5/2020¬CGSH/DAET/SAES/MS para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-¬CoV¬-2).

De acordo com as recomendações:

  • Os candidatos que viajaram ou que sejam procedentes de países com transmissão local e casos confirmados da doença serão considerados inaptos para a doação, por um período de 14 dias após a chegada da viagem;
  • As pessoas que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pelo novo coronavírus serão consideradas inaptas por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença, quando estiverem sem nenhum sintoma ou sequelas que possam contraindicar a doação;
  • Para os candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial do novo coronavírus, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato;
  • Os candidatos à doação de sangue que estejam em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção pelo Sars-CoV-2, serão considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias), caso não apresentem sintomas.

As informações estão na Nota Técnica 13/2020. De acordo com o documento, não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus, ou seja, por procedimentos de transfusões de sangue. Portanto, as orientações são medidas de precaução.