28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Segundo Paulo Guedes, Brasil está “oficialmente saindo da recessão”

Ministro entende que há queda de contaminações e diz que vacina está chegando

O Brasil está oficialmente saindo da recessão. Ao menos é o que afirmou hoje (13) o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao participar virtualmente do 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex). “Recebemos hoje a notícia de que o Brasil está oficialmente está saindo da recessão”, disse Guedes.

Ele destacou que sua “hipótese de trabalho” é que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”.

“O Brasil está conseguindo combater a doença. Isso é um fato que está acontecendo do lado da saúde. Do outro lado, da economia, é um fato que o Brasil está saindo da recessão”. Paulo Guedes, ministro da Economia.

Para o ministro, o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável.

“Em vez de uma onda de consumo, em uma forte recuperação cíclica, o desafio é transformar isso na ampliação da capacidade produtiva”. Paulo Guedes.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta sexta-feira, mostrou crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%.

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, foi registrada queda de 3%. Em 12 meses encerrados em setembro, houve retração de 3,32%.

Hiperinflação

Apesar deste otimismo, vale lembrar que na semana passada, frustrado com a falta de privatizações, Guedes alertou que o Brasil pode “ir para uma hiperinflação muito rápido” se não rolar a dívida satisfatoriamente.

“Estou bastante frustrado com o fato de estarmos aqui há dois anos e não termos conseguido ainda vender nenhuma estatal. Por isso, um secretário nosso foi embora. Entrou outro que só tem que fazer um gol pra ganhar; o outro fez zero”. Paulo Guedes, ministro da Economia.