Para oferecer ainda mais qualificação às atividades realizadas pelos agentes da GMM, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) investiu em diversas capacitações durante o ano de 2022.
Somente este ano, 230 guardas municipais foram capacitados e treinados para as mais diversas áreas de atuação. Entre os cursos ministrados pela Coordenação de Ensino e Instrução da Semscs estão o curso de formação da guarda municipal, curso especial para tripulação de embarcações, a Instrução de Armamento e Tiro (IAT), a capacitação para o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), um treinamento para a o Atendimento Pré-Hospitalar de alta complexidade e estágio de qualificação profissional para os guardas que possuem o porte funcional de arma de fogo.
Em 2022, depois da conclusão das duas turmas do curso de IAT, 56 guardas municipais foram habilitados para terem o porte funcional de arma de fogo, sendo todos homologados pela Polícia Federal. O curso de Instrução de Armamento e Tiro seguiu a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os guardas habilitados têm o porte funcional de arma de fogo reconhecido em todo território brasileiro.
Segundo o secretário titular da Semscs, Carlos Guido, as especializações aperfeiçoam as técnicas profissionais e garantem uma prestação de serviço cada vez melhor ao povo maceioense.
“Manter a qualidade dos nossos agentes sempre em alto nível tem sido o foco da nossa secretaria. Por isso, temos investido em capacitações para qualificar ainda mais o trabalho diário desses profissionais que estão a serviço da população nas ruas da Maceió. Vamos continuar em busca de novos investimentos no próximo ano, para manter esse serviço de excelência prestado pela GMM”, destacou o secretário Carlos Guido.
Os agentes municipais de segurança tiveram aulas práticas e teóricas, com conteúdos vivenciados todos os dias durante os plantões, como mediação de conflitos, defesa pessoal, abordagem em veículos, código de ética, imobilização e algemação, técnico-tático de confronto corporal, atualização dos métodos de uso da arma, entre outros.
Para o inspetor-geral da GMM, Jamerson Oliveira, possibilitar o trabalho adequado e de qualidade aos guardas municipais tem sido o principal objetivo da gestão.
“Estamos vivendo uma nova fase na Guarda Municipal de Maceió. Com todos os investimentos que recebemos esse ano com as capacitações, o porte funcional de arma de fogo, novas viaturas, equipamentos novos, tudo isso serve de combustível para estimular mais a tropa da Guarda Municipal de Maceió. É gratificante ver o trabalho da gestão atual, tudo isso tem contribuído para qualificar o serviço que prestamos a sociedade”, afirmou o Inspetor Geral da GMM.
Para fortalecer, ainda mais, a segurança e motivar o trabalho da corporação, 14 viaturas novas foram adquiridas, por meio da Semscs, para a GMM, incluindo mais duas viaturas à frota da instituição municipal de segurança pública.