29 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Seis alagoanos estão entre 2 mil turistas impedidos de sair de Lisboa

Em vídeo, Ricardo Lisboa Martins revela drama dos turistas na capital portuguesa e pede apoio político

Aeroportos em Lisboa estão lotados

Cerca de 2 mil turistas brasileiros estão detidos em Lisboa, Portugal, em consequência do fechamento das fronteiras na Europa, devido a pandemia do coronavírus. Entre eles estão 6 alagoanos, segundo informou o Superintendente de Políticas Educacionais de do Estado, Ricardo Lisboa Martins.

Segundo afirmou, o grupo tinha passagem de volta Maceió no dia 30 de março, mas  a empresa turística disse que só vai poder remarcar o retorno a partir de 15 de abril.

Com o fechamento das fronteiras e dos alguns aeroportos na Europa, o governo português deixou claro que a estada dos brasileiros em Portugal terá que ser custeada pelos próprios visitantes.

Os turistas foram aconselhados a procurar a Embaixada do Brasil em Lisboa, mas eles receberam a informação de que a embaixada nada poderia fazer.

Apelo político

Em vídeo, divulgado nas redes sociais, Ricardo Martins pediu apoio no Brasil para que a questão seja resolvida em nível de governo. Ele chegou a ligar para o deputado federal Paulão (PT-AL) solicitando a mobilização na Câmara dos Deputados, para que haja sensibilidade política em torno do caso.

O deputado declarou que comunicou a situação as autoridades do governo de Alagoas e mobilizou a liderança do partido na Câmara para atuar em defesa dos alagoanos retidos em Portugal. “É importante que haja uma solução que permita que eles sejam repatriados e voltem ao Brasil em segurança e obedeçam aqui as regras de quarentena”, disse o Paulão.

Para o deputado, essa é uma questão que requer a interferência direta do Itamaraty, para que os brasileiros não sejam penalizadospor conta de um problema que não  causaram.

Veja o apelo em vídeo de Ricardo Lisboa Martins: