29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Sem limite para mentiras, deputado elogia desfile militar de Bolsonaro com foto de tanques da China

Otoni de Paula, bolsonarista que se apresenta como pastor evangélico e teólogo, disse 5 horas depois que a imagem era apenas ‘ilustrativa’

Sendo mais um das dezenas de deputados que disputam a atenção e afago de Jair Bolsonaro no Congresso, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) resolveu exagerar na dose.

E para parabenizar seu presidente pelo desfile militar de blindados, na manhã de hoje (10), ele publicou uma foto do desfile militar que marcou 70 anos da República Popular da China.

Pego na óbvia e deslavada mentira, ele desconversou horas depois, dizendo que a imagem era meramente ilustrativa. Pior pra ele, que caso queira recuar e deletar sua postagem, o print é eterno:

Otoni de Paula, mentindo e exagerando no Twitter
“Fiquem tranquilos, a foto é somente ilustrativa e pra mostrar para os esquerdistas que em qualquer país, até na China tem manobra militar. Fiquem calmos”. Otoni de Paula (PSC-RJ).

A tática dele, óbvio, é o básico do fake news: minta com uma imagem ou dado e horas depois desconverse, dizendo que estava apenas fazendo uma alegoria. Até pouco tempo, isso era mentira mesmo.

Caso ele quisesse ser mais verídico, poderia ter usada uma com um tanque nacional, em frente ao Planalto. Como sugestão, fica a dica do momento em que um dos blindados expelia fumaça. Liberação de gases, tal qual fez o presidente duas semanas atrás.