27 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Sem Lula, Bolsonaro confirma presença no debate da SBT

Petista deixou claro que considera o formato dos debates ultrapassado, com muito tempo de espera e pouco tempo de fala

Em evento organizado por SBT, CNN Brasil, Estadão, Terra, Veja e as rádios Eldorado e Nova Brasil, com transmissão a partir de 18h15 nos estúdios do SBT, em São Paulo, os eleitores terão mais um debate presidencial.

Desta vez, com o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmado no programa, mas seu principal concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deve estar presente.

O pool de veículos chamou apenas aqueles cujos partidos possuem ao menos cinco representantes na Câmara dos Deputados, conforme determina a legislação eleitoral. Além de Lula e Bolsonaro, são eles: Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

Integrantes da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disseram ao UOL, na tarde desta terça (20), que o presidente confirmou presença no debate do SBT e que o compromisso já está em sua agenda oficial. Faria é casado com Patrícia Abravanel, apresentadora do canal e uma das filhas de Silvio Santos.

Lula

Por outro lado, embora oficialmente o petista não tenha enviado uma resposta à organização do debate, a campanha afirma que ele não irá. Até a manhã desta terça, apenas Lula e Bolsonaro não tinha confirmado presença ao pool. Os demais presidenciáveis enviaram resposta.

De acordo com a campanha do petista, falta tempo hábil para que Lula não só se prepare como compareça aos estúdios do SBT. Para os próximos dias, na reta final da campanha, a agenda está cheia —e não conta com o programa.

Como o debate é um pool entre SBT e CNN Brasil, a campanha entende que o ex-presidente já falou com os dois públicos que poderia atingir. Na semana passada, ele participou de uma sabatina na CNN e, na quinta (22), concederá uma entrevista ao apresentador Ratinho, do SBT —o que deixa o assunto com as emissoras como resolvido.

Além disso, ele já deixou claro que considera o formato dos debates ultrapassado, com muito tempo de espera e pouco tempo de fala. Outro debate, na TV Globo, já está programado para o dia 29, às vésperas do primeiro turno, que acontece em 2 de outubro.