A Semana Nacional da Conciliação movimentou R$ 1.535.393,52 em acordos em Maceió, solucionando os conflitos de 1.853 pessoas. Em Arapiraca, acordos envolvendo o pagamento de IPTU somaram R$ 131 mil.
O setor Pré-Processual do Fórum da Capital teve cerca de 90% de acordos. Das 42 audiências, 38 tiveram uma solução. Já na Casa de Direitos, localizada no bairro Jacintinho, o Pré-Processual realizou 65 audiências, tendo resultado positivo em 35 delas.
No setor Processual do Fórum da Capital, das 784 audiências, 494 foram solucionadas por meio da conciliação entre as partes.
Arapiraca
Segundo o relatório geral do Cejusc Regional de Arapiraca, dos 65 processos envolvendo o pagamento de IPTU, 53 tiveram êxito, alcançando 81,5% de acordos.
No Pré-Processual da Casa de Direitos da cidade foram pautadas 16 audiências, sendo 10 delas solucionadas antes de se tornarem processo. No Pré-Processual do Cesmac, 10 dos 14 conflitos terminaram em acordo.
Semana da Conciliação
A iniciativa, realizada entre os dias 4 e 8 deste mês, é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi coordenada, em Alagoas, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, ressaltou a importância da conciliação para a sociedade e para o Judiciário, já que é possível atender os jurisdicionados de forma mais célere.
O vice-presidente, desembargador Orlando Rocha, visitou as unidades judiciárias que estavam participando da força-tarefa para acompanhar os trabalhos ao longo da semana.